Má-fé: uma alternativa diante do niilismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v9i1.601

Palabras clave:

Niilismo; Má-fé; Consciência.

Resumen

Esse trabalho, seguindo o itinerário da obra central de Sartre mostrará que sendo o para-si, ou a consciência, sempre intencional, ou posicional, resulta-se que ela é reflexo do mundo sem ser nada do mundo, ou seja, a consciência é vazia de conteúdo, portanto é nada. É no ato interrogativo que a consciência dirige sobre si mesma que ela revela-se como sendo nada ou “cheia” de nada, estamos situados pelo niilismo, contudo, trata-se não de um niilismo externo como colocara Nietzsche, mas de um niilismo interno, decorrente de nosso nada de ser. Como “construir” nosso ser a partir do nada? Como dar significado ao mundo a partir do nada? É nessa atmosfera de solidão e angústia que a má-fé se apresenta como refúgio e válvula de escape à náusea que nos atormenta. Nesse contexto, pretendo discorrer sobre as reflexões de Sartre que vai da consciência como nada à má-fé. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joedson de Santana Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Rio Grande do Sul – Brasil e professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Piauí – Brasil.

Citas

AIRES, M. G. O conceito de consciência em O Ser e o Nada de J.- P. Sartre. Rio Grande do Norte, 2007. Dissertação de Mestrado –Departamento de Filosofia, UFRN. 107p.

BORNHEIM, Gerd. Sartre. 3.ed. São Paulo. Editora Perspectiva, 2000. 315p.

COX, Gary. Compreender Sartre; tradução de Hélio Magri Filho. Petrópolis: Vozes,

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1997.

SARTRE, Jean-Paul. Sursis: Os caminhos da liberdade 2. Trad. Sérgio Milliet. 4 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

Publicado

2014-06-15

Cómo citar

OLIVEIRA, Joedson de Santana. Má-fé: uma alternativa diante do niilismo. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 46–54, 2014. DOI: 10.31977/grirfi.v9i1.601. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/601. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos