O Nietzsche de Habermas: uma breve consideração acerca do quarto capítulo de “O discurso filosófico da modernidade”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.558

Palabras clave:

Habermas; Nietzsche; Modernidade.

Resumen

O presente trabalho tem por finalidade analisar o pensamento de Friedrich Nietzsche como ponto de inflexão na entrada da pós-modernidade segundo a análise apresentada por Jürgen Habermas no quarto capítulo de sua obra “O discurso filosófico da modernidade”. De acordo com o texto, Habermas discute os aspectos estruturantes do pensamento moderno colocando a filosofia nietzschiana como uma espécie de ruptura entre o moderno e o pós-moderno, mostrando sua crítica à modernidade e suas relações com o romantismo alemão. Neste contexto, tentaremos tecer considerações sobre o conceito de arte na filosofia de Nietzsche e evidenciar sua participação nos desdobramentos da filosofia contemporânea.

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Biografía del autor/a

Márcio José S. Lima, Secretaria de Estado de Educação da Paraíba (SEED/PB)

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba – Brasil.

Citas

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Publicado

2013-12-15

Cómo citar

LIMA, Márcio José S. O Nietzsche de Habermas: uma breve consideração acerca do quarto capítulo de “O discurso filosófico da modernidade”. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 226–238, 2013. DOI: 10.31977/grirfi.v8i2.558. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/558. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

artículos