O papel da arte apresentado por Herbert Marcuse em a ideologia da sociedade industrial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v5i1.515

Palabras clave:

Marcuse; Ideologia; Sociedade; Capitalismo.

Resumen

Este estudo tem como finalidade analisar a perspectiva da arte como parte do aparato de dominação social, desenvolvida na obra A ideologia da sociedade industrial, de Herbert Marcuse. Para isso, utilizaremos como referência constante as teorias propostas pelos filósofos da Escola de Frankfurt, em especial Theodor W. Adorno e Max Horkheimer no que diz respeito, sobretudo, ao termo “indústria cultural”, cujo conceito aparece no capítulo homônimo de A dialética do esclarecimento.  Apoiaremo-nos também na tese de doutorado de Imaculada Kangussu, intitulada Leis da liberdade: as relações entre Estética e Política na Filosofia de Herbert Marcuse, e, ainda, nas demais obras marcuseanas, com destaque para Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Benedito de Freitas Teodoro, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro (UFOP), Minas Gerais – Brasil. Bolsista CAPES.

Citas

ADORNO, Theodor. HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras Escolhidas volume 1. Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DUARTE, Rodrigo. Teoria Crítica da Indústria Cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HEGEL, G.W.F. A Fenomenologia do Espírito. Trad. Paulo Meneses e Karl-Heiz Efken. Petrópolis: Editora Vozes, 1992.

KANGUSSU, Imaculada. Leis da liberdade. A relação entre Estética e Política na obra de Herbert Marcuse. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

KANGUSSU, Imaculada. Marcuse Vida e Arte. In: HADDOCK-LOBO, Rafael (Org.) Os Filósofos e a Arte. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2010.

MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial. O Homem Unidimensional. Trad. Giasone Rebuá Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

MARCUSE, Herbert.. Eros e Civilização. Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1999.

MARCUSE, Herbert. Cultura e Sociedade. v. 1. Tradução de Wolfgang Leo Maar, Isabel Maria Loureiro, Robespierre de Oliveira São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

MARCUSE, Herbert. Cultura e Sociedade. v. 2. Tradução de Wolfgang Leo Maar, Isabel Maria Loureiro, Robespierre de Oliveira São Paulo: Editora Paz e Terra, 1998.

MARCUSE, Herbert. A Arte na Sociedade Unidimensional. In: LIMA, Luis Costa(Org.). Teoria da Cultura de Massa.Trad. Luis Costa Lima. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2005.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Trad. Luis Cláudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MARX, Karl. O Capital. Livro Primeiro. Tomo I. Trad. Regis Barbosa e Flávio Kothe, São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MATOS, Olgária. Os Arcanos do Inteiramente Outro. A Escola de Frankfurt. A Melancolia e a Revolução. São Paulo: Brasiliense, 1989.

MATOS, Olgária. A Escola de Frankfurt: luzes e sombras do Iluminismo. São Paulo: Moderna, 2006.

ROUANET, Sérgio Paulo. Marcuse. In: Teoria Crítica e Psicanálise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro 1983.

Publicado

2012-06-14

Cómo citar

TEODORO, Jorge Benedito de Freitas. O papel da arte apresentado por Herbert Marcuse em a ideologia da sociedade industrial. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 120–140, 2012. DOI: 10.31977/grirfi.v5i1.515. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/515. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos