Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v4i2.504

Palabras clave:

Estética; Expressão; Artista; Criação; Arte.

Resumen

A estética de Nietzsche pode ser caracterizada como estética da expressividade. É através da expressividade do conjunto de seus escritos que ele constrói a imagem do filósofo-artista. O caminho que vai do filósofo ao filósofo-artista é construído com a aniquilação dos conceitos clássicos da estética e o confronto produtivo do mundo pessoal do filósofo e da arte, apresentados como a criação de novos valores. Para Nietzsche, a criatividade filosófica está a serviço da expressão do seu pensamento enquanto obra de arte e o seu ponto de partida e de chegada é a vida.  Partindo dessa concepção de estética e de criatividade, é possível compreender melhor a crítica endereçada à obra de Wagner.

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Biografía del autor/a

Jasson da Silva Martins, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Bahia – Brasil e Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Rio Grande do Sul – Brasil (bolsista PROSUP/CAPAES). Coordena a Coleção Pólemoi, da Editora Nova Harmonia.

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Publicado

2011-12-14

Cómo citar

MARTINS, Jasson da Silva. Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 60–73, 2011. DOI: 10.31977/grirfi.v4i2.504. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/504. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

artículos