Denegrindo a filosofia: o pensamento como coreografia de conceitos afroperspectivistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v4i2.500

Palabras clave:

Filosofia afroperspectivista; Denegrir; Coreografia.

Resumen

Partindo da ideia de Deleuze que filosofia é criar conceitos, este artigo tem como objetivo apresentar a filosofia afroperspectivista, criando conceitos para articular  ensino de filosofia e a educação das relações etnicorraciais. O conceito de denegrir trabalha para problematizar o nascimento da filosofia na busca por uma nova coreografia do pensamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renato Noguera, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Brasil, Professor Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro – Brasil, coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Interseções, integrante do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro) e do Laboratório Práxis filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia, ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro – Brasil.

Citas

ALLIEZ, Eric (organizador). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. Tradução de Ana Lúcia Oliveira. São Paulo: Editora 34, 2000.

ASANTE, Molefi. The Egyptian philosophers: ancient African voices from Imhotep to Akhenaten. Illinois: African American Images, 2000.

BRASIL, Ciências humanas e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Volume 3 – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL, Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências humanas e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Volume 3 – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências humanas e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Volume 3 – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

DELEUZE, G. Nietzsche a e filosofia. Trad. Ruth Joffily e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

DELEUZE, G. Francis Bacon: logique de la sensation. 2 vols. Paris: Editions de la Différence, 1981.

DELEUZE, G. Cinema 1. A imagem-movimento. Trad. Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DELEUZE, G. Le pli: Leibniz et le baroque. Paris: Minuit, 1986.

DELEUZE, G. Proust e os signos. 8. ed. atualizada. Trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense, 1987.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, G. Cinema 2. A imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DELEUZE, G. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G.; BENE, C. Superpositions. Paris: Minuit, 1979.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: pour une littérature mineure. Paris: Minuit, 1975.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972 -1990. Tradução Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DELEUZE, Gilles. L’ immanence: une vie... In Philosophie no 47,Paris: Éd. Minuit, set.1995, pp.3-7.

DIOP, Cheikh Anta. Antériorité des civilisations nègres : mythe ou vérité historique? Paris: Présence africaine, 1967.

DIOP, Cheikh Anta. Nations nègres et culture, t. I, Paris: Présence africaine, 1954.

DIOP, Cheikh Anta. Parenté génétique de l’égyptien pharaonique et des langues négro-africaines, Paris: IFAN/NEA, 1977.

JAMES, George G. M. Stolen legacy: the Greek Philosophy is a stolen Egyptian Philosophy. Drewryville: Khalifah’s Booksellers & Associates June, 2005.

LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.

MONGA, Célestin. Niilismo e negritude. Tradução Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Martins Martins Fontes, 2010.

OMOREGBE, Joseph. African Philosophy: yesterday and today In Eze, Emmanuel Chukwudi (ed.). African Philosophy: an anthology. Oxford: Blackwell Publishers, 1998.

PADILHA, Laura Cavalcante. Entre voz e letra. Niterói: Editora da UFF, 1995.

RAMOSE, Mogobe. African philosophy through ubuntu Harare: Mond Books Publishers, 1999.

Publicado

2011-12-14

Cómo citar

NOGUERA, Renato. Denegrindo a filosofia: o pensamento como coreografia de conceitos afroperspectivistas. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–19, 2011. DOI: 10.31977/grirfi.v4i2.500. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/500. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

artículos