Discurso e democracia em Habermas e suas implicações no direito a partir do pós-positivismo jurídico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v24i2.4814

Palabras clave:

Discurso; Democracia; Sociedade; Direito; Pós-positivismo Jurídico.

Resumen

Esta pesquisa trouxe abordagens acerca do pensamento democrático habermasiano, levando em conta a teoria crítica social alinhada à corrente pós-positivista de interpretação e aplicação do Direito. Assim é que a partir da perspectiva dialética, o ensaio fez breves digressões sobre linguagem e comunicação presentes no discurso do agir comunicativo. Fora realizada debate sobre o impacto do princípio do discurso e sua dimensão valorativa na agitada e dinâmica esfera pública da ação comunicativa. Da passagem do princípio do discurso para o democrático, foram feitos comentários sobre a carga axiológica da sociedade, em sua exegese plural e desapegada do construto normativo da lei enquanto fonte unitária a lhe subsidiar. Também foram feitas distinções teóricas entre positivismo e pós-positivismo jurídico, em especial quanto a autonomia deste. Após, fez- se correlação entre o princípio democrático, enquanto teoria discursiva necessária, e o pós-positivismo jurídico e suas implicações para a construção e aplicação do Direito em consonância com a diversidade e as expectativas sociais dos sujeitos comunicantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Oneide Perius, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor(a) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre – RS, Brasil. Professor(a) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas – TO, Brasil.

Aloísio Bolwerk, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor(a) em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG), Belo Horizonte – MG, Brasil. Professor(a) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas – TO, Brasil.

Citas

HABERMAS, Jürgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo. (Trad: Guido Antônio de Almeida). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Facticidade e Validade: contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia. Trad: Felipe Gonçalves Silva e Rúrion Melo. São Paulo: UNESP, 2020.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo: racionalidade da ação e racionalidade social. Trad: Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Trad.: Manuela Pinto e Alexandre Morujão. 5.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Prática. Lisboa: Edições 70, 1989.

LOURETE, Suzana de Alvarenga. A legitimidade dos direitos humanos em Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

MÜLLER, Friedrich. Teoria estruturante do direito. Tradução de Peter Naumann; Eurides

Avance de Souza. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

PINZANI, Alessandro. Habermas. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Publicado

2024-06-30

Cómo citar

PERIUS, Oneide; BOLWERK, Aloísio. Discurso e democracia em Habermas e suas implicações no direito a partir do pós-positivismo jurídico. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 196–209, 2024. DOI: 10.31977/grirfi.v24i2.4814. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/4814. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos