Fundamentos teóricos da ditática de física: algumas reflexões a partir da prática docente
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v2i2.474Palabras clave:
Didáctica de Física; Práticas de Ensino e Aprendizagem; Currículo; Laboratório de Física; Universidade Pedagógica; Moçambique.Resumen
A presente comunicação é o resultado de uma pesquisa bibliográfica e das constatações do autor derivadas da sua experiência no processo de ensino e aprendizagem, mormente na disciplina de Didáctica de Física. Tomando como pressuposto de que a Didáctica de Física ou a Prática de Ensino de Física, ocupa um papel preponderante no currículo de Formação do corpo discente e docente na Universidade Pedagógica, o autor trás à tona uma discussão teórica com vários autores que de algum tempo à esta parte se têm debruçado sobre o assunto. Nesta discussão, o autor se apegou no seguinte tripé: a) A dicotomia ensino e aprendizagem em Física; b) A prática de ensino de Física: realidades e desafios rumo à novos paradigmas didáctico – epistemológicos e c) Algumas reflexões pessoais do autor, arraigadas na sua experiência profissional e não só. O desdobramento deste tripé, serviu para cimentar a sua convicção, antes tida como premissa, segundo a qual, o ensino de Física, sobretudo em se tratando de cursos universitários, a actividade experimental precisa ter em conta à aspectos como a descrição das aulas, o modo como são organizadas, a valorização das actividades experimentais desenvolvidas em pequenos grupos, bem como a abordagem que focaliza a demonstração de conceitos e fenómenos discutidos teoricamente. E ainda, o direccionamento das actividades para favorecer elementos didácticos como o desenvolvimento de habilidades, observação e interpretação, entre outros. Para que estes pressupostos ganhem eco na nossa plataforma curricular, é necessário que a formação de professores de Física, dê maior importância aos contornos ecológicos, sociais e económicos que bordejam o espaço educacional. A percepção teórica que isso dá ao educador, aglutinado ao saber teórico-prático deste, da realidade que circunda a escola, é a que dá ao educador, premissas e ferramentas para poder equacionar e apropriar-se com eficácia dos ambientes sócio-culturais existentes neste espaço ecológico.
Descargas
Citas
ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. A contribuição da prática de ensino na formação inicial dos professores de Física. In: ROSA, Dalva E. Gonçalves & SOUSA, Vanilton Camilo (Org.). Didática e práticas de ensino: interface com diferentes saberes e lugares formativos, Rio de Janeiro, DP&A, 2002;
ALVES-FILHO, J. P. Actividades experimentais: do método à prática construtivista. Tese de Doutorado, UFSC, Florianópolis, 2000;
ARAUJO, Mauro S. T. & ABIB, Maria L. V. S. Atividades experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista de Ensino de Física, v. 25, nº 2, São Paulo, 2003;
BARBERÀ, Helena et. Al. Construtivismo na prática, Porto Alegre, Artmed, 2004;
BRODIN, G. The role of the laboratory in education of industrial physicists and electrical engineers, [S.I. : s.n.], 1978;
CAPECE, Jó António. O resgate do saber das comunidades locais para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências Naturais do primeiro grau do nível primário, em Moçambique, . 2001, (Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo);
CARVALHO, A. M. & GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências, São Paulo, Cortez, 1993;
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber enseñado. La Pensée Sauvage, Argentina, 1991;
CHEVALLARD, Y. O saber e o saber fazer do professor. In: Castro, A. D; Carvalho. A. M. P. (Org.) Ensinar a ensinar. São Paulo, Pioneira, 2000;
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11ª ed., São Paulo, Paz e Terra, 1996;
FREIRE, Paulo. Freire: Política e Pedagogia. Porto, porto editora, 1998;
LIBÂNEO, José Carlos. Didática, Cortez, São Paulo, SP, 2004;
MORAES, Roque (Org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexoões epistemológicas e metodológicas, 2ª ed. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2003;
PINHO ALVES, J. Regras da transposição didádica aplicada ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis, v. 17, nº 2, 2000;
ROSITO, Berenice Álvares. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In: MORAES, Roque (Org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões epistemológicas e metodológicas. 2ª ed. Porto Alegre, EDIPUCRJ, 2003.
SILVA, Tomás Tadeu da. Teorias de Currículo: uma introdução crítica. Porto, Porto Editora, 2000;
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Griot: Revista de Filosofía mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitiendo compartir y adaptación, incluso con fines comerciales, con el debido reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Lea mas...