Imagem do pensamento: Deleuze e a filosofia da diferença

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i3.3022

Palabras clave:

Imagem; Filosofia; Diferença; Deleuze.

Resumen

Este artigo tem a intenção indicar um uso propositivo da noção de imagem de pensamento presente na obra Diferença e repetição de Gilles Deleuze, pois de acordo com esta referência, é típico da repetição afirmar-se, permitindo a emergência do que difere.  De outro modo, a noção de imagem do pensamento ocorre na filosofia de Deleuze em três ocasiões, nas obras Nietzsche e a filosofia, Proust e os signos e em Diferença e repetição e nestas obras, nem sempre esta perspectiva coincide, deslocando-se de um uso mais crítico para um uso mais positivo. Em termos estratégicos e metodológicos, é justamente sobre este último enfoque, de caráter construtivo, em que nos apoiaremos. A discussão gira em torno de uma imagem afirmativa do pensamento em filosofia face à diferença no ato da repetição, o que significa que a diferença em filosofia traria consigo, em seu movimento, um processo interno de diferenciação, cuja potência a repete, mas não da mesma forma, senão transmutando-a em outra possibilidade do que significa pensar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Américo Grisotto, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor(a) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brasil. Professor(a) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR, Brasil.

Citas

BERGSON, Henri. La pensée et le mouvant. 4.ed. Paris: PUF, 1993.

DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. In: Educação e Realidade. Porto Alegre: 27 (02): 10-18. Jun./Dez., p. 10-18.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Tradução de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 7.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Tradução de Alberto Campos. Lisboa: Edições 70, 1965.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Florence Universitária, 2003a.

DELEUZE, Gilles. Spinoza et problème de l’expression. Paris: Les Éditions de Minuit, 1968.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munõz. Rio de Janeiro: 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca, Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NEGRI, Antônio. A anomalia selvagem: poder e potência em Spinoza. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

NEGRI, Antônio. Marx Beyond Marx – Lessons on the Grundrisse. New York: Autonomedia, 1991.

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

PRÉVERT, Jacques. Déjeuner du Matin. In: Paroles. Paris: Éditions Gallimard, 1949.

SASSO, Robert; VILLANI, Arnaud. Le Vocabulaire de Gilles Deleuze. Paris: Les Cahiers de Noesis, 2003.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Publicado

2022-10-28

Cómo citar

GRISOTTO, Américo. Imagem do pensamento: Deleuze e a filosofia da diferença. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 244–254, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i3.3022. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/3022. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

artículos