Necessidade, evolução e liberdade na filosofia jônico-epicurista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i1.2540

Palabras clave:

Necessidade; Evolução; Liberdade; Jônicos; Epicurismo.

Resumen

O artigo parte do princípio de que os filósofos chamados “pré-socráticos” devem ser conhecidos pela análise de seus fragmentos e por uma análise crítica dos testemunhos que sobre eles nos chegaram. A leitura aristotélica prevaleceu, porém hoje temos condições de entender a filosofia jônica em sua particularidade, cada um dos filósofos e o que é comum a eles. Abordamos esses filósofos em seu conjunto como membros de uma tradição histórica, pois isto sem dúvida nos parece incontornável para a sua adequada compreensão, e nos ativemos às noções fundamentais de necessidade, evolução e liberdade, uma espécie de espinha dorsal do pensamento de Anaximandro ao de Lucrécio. Especialmente em contraste com a ideia de finalidade (basilar para Aristóteles, mas também para Platão), consideramos que os jônicos seguiram o caminho oposto ao aristotélico e que os epicuristas são seus principais herdeiros, daí a expressão “filosofia jônico-epicurista”, por nós cunhada para se referir ao que acreditamos ter sido uma longa e legítima tradição filosófica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Estrela Canto, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor(a) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA, Brasil.

Citas

ARISTÓTELES. Da geração e da corrupção seguido de Convite à filosofia. São Paulo: Ed. Lany, 2001.

BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.

CORDERO, N. L.; CROCE, E. La; PRUNES, M. I. S. C. de. Los filósofos presocraticos: Obras II. Madrid: Editorial Gredos, 2015.

EPICURO. Cartas & máximas principais. São Paulo: Penguin Companhia das Letras, 2020.

LAERTIOS, D. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1988.

LUCRÉCIO. Da natureza das coisas. Lisboa: Relógio D’água, 2015.

PLATÃO. Fédon. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Col. Os Pensadores.)

ROVELLI, C. Anaximandro de Mileto: o nascimento do pensamento científico. São Paulo: Loyola, 2013.

Publicado

2022-02-27

Cómo citar

CANTO, Rafael Estrela. Necessidade, evolução e liberdade na filosofia jônico-epicurista. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 49–58, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i1.2540. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2540. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos