O ensino de filosofia no processo de resistência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i2.1513

Palabras clave:

Ensino de filosofia; Resistência; Linha de fuga; Pedagogia do conceito; Educação maior; diferença.

Resumen

O presente artigo propõe levantar uma série de problemas para tentar pensar as possibilidades do ensino de filosofia como um processo de resistência e luta contra àquilo que Deleuze e Guattari chamaram de ‘inimigos da filosofia: os pós-kantianos,o filósofo alemão Friedrich Hegel e especialmente, o marketing. A partir da crítica desenvolvida, abordaremos também como o ensino de filosofia poderia criar linhas de fuga àquilo que Silvio Gallo chamou de ‘educação maior’. Pretendemos pensar a filosofia e a educação tendo como fio condutor, a filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. A ideia é tratar a filosofia com criadora de conceito a partir da ideia de‘pedagogia do conceito’, o que nos possibilitaria problematizar uma prática de ensino de filosofia estabelecendo enquanto campo de conversação, a filosofia da diferença e seu ensino, ou seja, tal prática formativa pretende agir por brechas, fazendo emergir possibilidades dos estudantes escaparem na medida do possível, das formas e dispositivos de controle.

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Biografía del autor/a

Alex Fabiano correia jardim, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos – SP, Brasil. Professor de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros – MG, Brasil.

Adhemar Santos de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros – MG, Brasil. Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi – BA, Brasil.

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Publicado

2020-06-12

Cómo citar

JARDIM, Alex Fabiano correia; OLIVEIRA, Adhemar Santos de. O ensino de filosofia no processo de resistência. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 332–346, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i2.1513. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1513. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos