Educação à distância: ampliando o alcance da crítica social
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1308Palabras clave:
Teoria do Conhecimento; Teoria Crítica; Ensino à Distância; Habermas.Resumen
A partir de análise da argumentação habermasiana realizada em sua obra “Conhecimento e Interesse” original de 1968, a qual trabalhamos a partir da tradução de 1987; e ancorados nos trabalhos dos filósofos brasileiros Durão, publicado em seu livro “A crítica de Habermas à dedução transcendental de Kant” de 1996 e Hansen, em seu artigo publicado na Revista Crítica, intitulado “Os riscos da crítica da sociedade” de 1998, refletimos, nesse artigo, sobre como Habermas resgata a Teoria do Conhecimento da maneira desvirtuada que a legou o positivismo comteano, perpassando por Freud e Marx para recuperá-la como uma Teoria Crítica da Sociedade. E, apresentamos o advento da Era da Informação e as facilidades de comunicação que a acompanham, para apresentar o modelo da Educação à Distância como uma forma eficaz de ampliar o alcance da Crítica Social como autorreflexão que torna o conhecimento um instrumento crítico não só do indivíduo, mas também da sociedade.
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Citas
DURÃO, A. B. A crítica de Habermas à dedução transcendental de Kant. Londrina/Passo Fundo: Eduel/Ediupf, 1996.
HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.
HANSEN, G. L. Os riscos da crítica da sociedade. Crítica. v. 3, n. 12, p. 353–371, 1998.
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