O paradigma estético de Félix Guattari

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i1.1152

Palabras clave:

Estética; Política; Ética; Existência.

Resumen

O objetivo deste texto é o de abordar a singularidade daquilo que o pensador Félix Guattari chamou de “paradigma estético”. Por vezes também chamado de paradigma ético-estético ou político-estético, este paradigma tem a pretensão de funcionar como uma proposição, mais que uma proposta, para suscitar nas mais diversas áreas, campos e práticas a problemática da criação ética e da recriação política, ambas, indissociáveis. Assim, cabe investigar o que se entende por “estética”, o que é a arte e quem é o artista deste paradigma. Quais são as motivações, as paisagens e as condições das questões que levaram Guattari a formular esta ideia de um paradigma capaz, a partir da arte, passando pela ética, instaurar um novo modo de pensar a política e de pensar politicamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vladimir Moreira Lima Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Professor Assistente do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (CAp-UERJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil e membro do Núcleo de Filosofias da Criação (NFC).

Publicado

2019-02-28

Cómo citar

RIBEIRO, Vladimir Moreira Lima. O paradigma estético de Félix Guattari. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 1–24, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i1.1152. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1152. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

artículos