Humilhação da presunção e interiorização da lei moral em Immanuel Kant

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i3.2931

Palavras-chave:

Kant; Lei moral; Desprazer; Sublime; Sentimento moral.

Resumo

Na Crítica da razão prática, Kant desenvolve o fundamento da lei moral em seus aspectos objetivo e subjetivo. Depois de afirmar ser plausível postular a determinação da vontade tão somente por meio da razão pura em seu uso prático, foi necessário ao filósofo demonstrar como ela se torna consciente e aceitável para o agente moral.  Neste passo, ele examina o sentimento de prazer e desprazer, ao qual associa, de início, a humilhação da vontade entregue ao agrado dos sentidos, de modo que no sujeito emerge uma qualidade nova de sentimento, o respeito, também denominado de sentimento moral. A mesma estratégia encontra-se na terceira crítica, onde o constrangimento, desta vez, atua sobre a imaginação, impossibilitada de abarcar a imensidão sublime com o auxílio do entendimento. O desprazer daí proveniente conduz ao reconhecimento da razão como faculdade superior e, desta, ao prazer proveniente da consciência da lei moral como destinação superior. A considerar a forma como o subjetivo assimila a lei moral, pretende-se aqui pensá-la sob a hipótese de ser ela, antes, por meio do constrangimento e do desprazer, não apenas fundada na liberdade, mas também na humilhação da presunção. O argumento segue as obras de Kant sobre a ética, a começar pela Fundamentação da Metafísica dos costumes, em seguida, segue o caminho da segunda para a terceira crítica. Neste percurso, pretende-se examinar o lugar que o sentimento de prazer ocupa no fundamento a priori da lei moral, seja na analítica da razão prática seja na analítica do belo e do sublime.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Oliveira Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutor(a) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba – PB, Brasil. Professor(a) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande – PB, Brasil.

Referências

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução Paulo Quintela, Lisboa: 70, 2005.

KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Tradução Paulo Bezerra, São Paulo: Ícone, 2005b.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução Fernando Costa Mattos, São Paulo: Vozes, 2012.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. 2. ed. Tradução Valério Rohden e Antônio Marques, Rio de Janeiro: Forense, 2008.

KANT, Immanuel. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Tradução Clélia Aparecida Martins, São Paulo: Iluminuras, 2006.

DELEUZE, Gilles. A filosofia crítica de Kant. Tradução Germiniano Franco, Lisboa: 70, 2009.

ROGOZINSKI, Jacob. O dom da lei – Kant e o enigma da ética. São Paulo: Discurso editorial, 2008.

Downloads

Publicado

2022-10-28

Como Citar

SILVA, Reginaldo Oliveira. Humilhação da presunção e interiorização da lei moral em Immanuel Kant. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 116–127, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i3.2931. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2931. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos