Corpo em Nietzsche: uma leitura da II dissertação da genealogia da moral
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v11i1.634Palavras-chave:
Corpo; Nietzsche; Genealogia da Moral.Resumo
O presente artigo tem por objetivo investigar a noção de corpo no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, mais especificamente a partir de uma leitura de alguns temas presentes na II Dissertação da Genealogia da Moral, basilares para se mobilizar tal noção. Dentre as questões elencadas encontram-se o papel da consciência, a memória, o esquecimento, o sentimento de culpa e a figura do criminoso que, partindo-se da leitura a que nos propomos, podem ser de fundamental importância para se pensar o corpo em Nietzsche.
Downloads
Referências
BARRENECHEA, M. A. Nietzsche: a memória, o esquecimento e a alegria da superficialidade In: MARTINS, A. M. S. [et al.] Nietzsche e o gregos: arte, memória e educação, assim falou Nietzsche V. Rio de Janeiro: DP&A: Faperj: Unirio: Brasília, DF: Capes, 2006.
BARRENECHEA, M. A. Nietzsche e o corpo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
COURTINE, J. J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
GIACÓIA JUNIOR, O. Nietzsche: o humano como memória e como promessa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
HATAB, L. J. Genealogia da Moral de Nietzsche: uma introdução. Tradução Nancy Juozapavicius. São Paulo: Madras, 2010.
NIEMEYER, C. (Org.) Léxico de Nietzsche. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de
Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
STEGMAIER, W. As Linhas Fundamentais do Pensamento de Nietzsche: coletânea de artigos 1985-2009. Organização de Jorge Luiz Viesenteiner e André Luis Muniz Garcia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...