Platão e as aulas de filosofia no ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v10i2.608

Palabras clave:

Ensino Médio; Filosofia; Platão.

Resumen

O artigo apresenta e desenvolve duas questões: as aulas de filosofia no ensino médio brasileiro e a filosofia de Platão. A primeira questão é trabalhada mais como consequência prática profissional, todavia, não abstendo-se de significativas contribuições teóricas. A segunda questão, ou seja, a filosofia de Platão, resulta de pesquisa acerca do filósofo ateniense, no que pode-se encontrar em sua extensa produção, e que venha diretamente a contribuir com a prática docente de profissionais de filosofia, que atuam, sobretudo, no magistério de educação básica. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Rodrigues Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Rio Grande do sul, Brasil.Professor de filosofia na educação básica.

Citas

BIRMAN, J. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

GALLO, S. Deleuze e a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do sujeito. Curso dado no Collège de France (1981-1982). Trad., Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HUSSAK, P. (org.) Pensando a Formação: escritos sobre filosofia e educação. Rio de Janeiro: EDUR: NAU, 2009.

KOHAN, W. O. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (Coleção Ensino de Filosofia)

LÉVY, P. O que é Virtual? Trad., Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

LÉVY, P. Cibercultura. Trad., Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 199

PLATÃO. O primeiro Alcibíades. Trad., Carlos Alberto Nunes. Pará: Universidade Federal do Pará, 1975.

PLATÃO. Leis e Epínomis. Trad., Carlos Alberto Nunes. v. XII – XIII. Pará: Universidade Federal do Pará, 1980.

PLATÃO. Diálogos: Sofista e Político. Trad., Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

REALE, G. O Saber dos Antigos: terapia para os tempos atuais. Trad., Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

RUSSELL, Bertrand. Os Problemas da Filosofia. Trad., Introd., e notas, Desidério Murcho. Portugal: Edições 70, 2008.

TRABATTONI, F. Platão. Trad., Rineu Quinalia. São Paulo: Annablume, 2010. (Coleção Archai: as origens do pensamento ocidental, 2).

Publicado

2014-12-15

Cómo citar

ROCHA, Gabriel Rodrigues. Platão e as aulas de filosofia no ensino médio. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 226–241, 2014. DOI: 10.31977/grirfi.v10i2.608. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/608. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos