A experiência do tempo no expressionismo musical de Schoenberg, segundo Adorno
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v9i1.600Palavras-chave:
Música expressionista; Temporalidade; Trabalho temático; Harmonia.Resumo
O presente artigo pretende sustentar que o diagnóstico adorniano sobre perda da experiência qualitativa do tempo no expressionismo de Schoenberg pode ser desdobrado a partir da mobilização de dois conceitos da musicologia: o trabalho temático e a harmonia tonal. Ambos os conceitos estão associados a procedimentos compositivos em virtude dos quais logrou-se, na música anterior ao expressionismo, uma continuidade temporal que obedecia a uma necessidade, isto é, não contingente, ou fortuita. A dissolução da continuidade temporal na obra expressionista de Schoenberg é, portanto, resultado do abandono destes mesmos procedimentos.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
ADORNO, Theodor. Obra Completa. v. 16: Escritos musicales I – III. Madrid: Akal, 2006.
ADORNO, Theodor. Ensayo sobre Wagner. In: Obra Completa. v. 13: Monografias musicales. Madrid: Akal, 2008.
ADORNO, Theodor. Obra Completa. v. 12: Filosofia de na nueva música. Madrid: Akal, 2009a.
ADORNO, Theodor. Sobre el carácter fetichista de la música y la regresión de la escucha. In: Obra Completa v. 14: Disonancias / Introducción a la sociología de la música. Madrid: Akal, 2009b.
DAHLHAUS, Carl. Para a fenomenologia da música. In: Estética musical. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2003.
HANSLICK, Eduard. Do belo musical. Um contributo para a revisão da estética da arte dos sons. Covilhã: Lusofonia, 2011.
MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
STUCKENSCHMIDT, Hans Heinz. Arnold Schoenberg. Trad. Hans Hildenbrand. Fayard, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...