Félix Guattari, esquizoanálise e cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v25i3.5419

Palavras-chave:

Esquizoanálise; Política; Desejo; Cinema.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em apresentar as relações que Félix Guattari teceu com o cinema. Trata-se de investigar, assim, tanto o modo pelo qual a partir do cinema pensou os principais temas e ferramentas de seu pensamento, em especial a esquizoanálise, quanto, neste movimento, nos é oferecida uma concepção para pensar o próprio cinema. Para isso, nos concentraremos especificamente nas produções dos anos 50, 60 e 70. Partimos da hipótese de que a esquizoanálise, proposta nos anos 70, configura-se como uma retomada ou ressingularização de uma outra proposta analítica e política denominada análise institucional, elaborada, por sua vez, nos anos anteriores. Observaremos, então, também como o cinema age diretamente nesta passagem. Nos deteremos, portanto, na análise dos livros Psicanálise e transversalidade: ensaios de análise institucional, o primeiro tomo de Capitalismo e esquizofrenia O anti-Édipo e Kafka: por uma literatura menor, ambos escritos com Gilles Deleuze e, por fim, a primeira edição de La révolution moléculaire.

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Biografia do Autor

Vladimir Moreira Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor(a) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Professor(a) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

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Publicado

2025-10-26

Como Citar

MOREIRA LIMA, Vladimir. Félix Guattari, esquizoanálise e cinema. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 167–176, 2025. DOI: 10.31977/grirfi.v25i3.5419. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/5419. Acesso em: 29 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos