O sujeito político: entre razão e subjetividade
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v4i2.509Palavras-chave:
Sujeito político; Razão; Reconhecimento; Vontade geral.Resumo
Pretende-se centrar um argumento em torno da constituição do sujeito político a partir da reflexão desenvolvida por Rousseau impressa na vontade geral. A leitura que aqui se faz é no sentido da incorporação das noções traçadas pelo filósofo que permitem um delineamento da subjetividade enquanto elemento essencial à formação do político numa perspectiva da relação do ‘Eu’ com o ‘Outro’. Perspectiva que perpassa pelo entendimento que o autor expõe acerca da razão e dos sentimentos de humanidade e virtude em contraposição à conjugação restrita entre razão e individualidade. De modo que, o desenvolvimento desta discussão vem corroborar e potencializar um entendimento sobre a vontade geral não consubstanciada numa unidade substancial do sujeito, mas no reconhecimento da existência de um ‘Outro’ materializado numa vontade reciprocamente expressa e, portanto, reconhecida enquanto vontade política.
Downloads
Referências
CASSIRER, Ernest. A questão Jean-Jacques Rousseau. Tradução de Erlon José Paschoal e Jésio Gutierre. São Paulo: UNESP, 1999.
DENT, Nicholas John Henry. Dicionário Rousseau. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
FORTES, Luiz Roberto Salinas. Rousseau: da teoria à prática. São Paulo: Ática, 1976.
FORTES, Luiz Roberto Salinas. Paradoxo do Espetáculo: política e poética em Rousseau. São Paulo: Discurso Editorial, 1997.
INSTON. Kevin. Rousseau and Radical Democracy. London: Continuum, 2010.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. Coleção ‘Os Pensadores’. São Paulo: Victor Civita, 1983a.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a origem das línguas. Tradução de Lourdes Santos Machado. Coleção ‘Os Pensadores’. São Paulo: Victor Civita, 1983b.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Tradução de Lourdes Santos Machado. Coleção ‘Os Pensadores’. São Paulo: Victor Civita, 1983c. p. 32.
STAROBINSKI, Jean. A transparência e o obstáculo: seguido de sete ensaios sobre Rousseau. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...