Discurso e democracia em Habermas e suas implicações no direito a partir do pós-positivismo jurídico
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v24i2.4814Palavras-chave:
Discurso; Democracia; Sociedade; Direito; Pós-positivismo Jurídico.Resumo
Esta pesquisa trouxe abordagens acerca do pensamento democrático habermasiano, levando em conta a teoria crítica social alinhada à corrente pós-positivista de interpretação e aplicação do Direito. Assim é que a partir da perspectiva dialética, o ensaio fez breves digressões sobre linguagem e comunicação presentes no discurso do agir comunicativo. Fora realizada debate sobre o impacto do princípio do discurso e sua dimensão valorativa na agitada e dinâmica esfera pública da ação comunicativa. Da passagem do princípio do discurso para o democrático, foram feitos comentários sobre a carga axiológica da sociedade, em sua exegese plural e desapegada do construto normativo da lei enquanto fonte unitária a lhe subsidiar. Também foram feitas distinções teóricas entre positivismo e pós-positivismo jurídico, em especial quanto a autonomia deste. Após, fez- se correlação entre o princípio democrático, enquanto teoria discursiva necessária, e o pós-positivismo jurídico e suas implicações para a construção e aplicação do Direito em consonância com a diversidade e as expectativas sociais dos sujeitos comunicantes.
Downloads
Referências
HABERMAS, Jürgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo. (Trad: Guido Antônio de Almeida). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HABERMAS, Jürgen. Facticidade e Validade: contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia. Trad: Felipe Gonçalves Silva e Rúrion Melo. São Paulo: UNESP, 2020.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo: racionalidade da ação e racionalidade social. Trad: Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Trad.: Manuela Pinto e Alexandre Morujão. 5.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Prática. Lisboa: Edições 70, 1989.
LOURETE, Suzana de Alvarenga. A legitimidade dos direitos humanos em Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.
MÜLLER, Friedrich. Teoria estruturante do direito. Tradução de Peter Naumann; Eurides
Avance de Souza. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
PINZANI, Alessandro. Habermas. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Oneide Perius, Aloísio Bolwerk
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...