Discurso e democracia em Habermas e suas implicações no direito a partir do pós-positivismo jurídico
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v24i2.4814Palavras-chave:
Discurso; Democracia; Sociedade; Direito; Pós-positivismo Jurídico.Resumo
Esta pesquisa trouxe abordagens acerca do pensamento democrático habermasiano, levando em conta a teoria crítica social alinhada à corrente pós-positivista de interpretação e aplicação do Direito. Assim é que a partir da perspectiva dialética, o ensaio fez breves digressões sobre linguagem e comunicação presentes no discurso do agir comunicativo. Fora realizada debate sobre o impacto do princípio do discurso e sua dimensão valorativa na agitada e dinâmica esfera pública da ação comunicativa. Da passagem do princípio do discurso para o democrático, foram feitos comentários sobre a carga axiológica da sociedade, em sua exegese plural e desapegada do construto normativo da lei enquanto fonte unitária a lhe subsidiar. Também foram feitas distinções teóricas entre positivismo e pós-positivismo jurídico, em especial quanto a autonomia deste. Após, fez- se correlação entre o princípio democrático, enquanto teoria discursiva necessária, e o pós-positivismo jurídico e suas implicações para a construção e aplicação do Direito em consonância com a diversidade e as expectativas sociais dos sujeitos comunicantes.
Downloads
Referências
HABERMAS, Jürgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo. (Trad: Guido Antônio de Almeida). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HABERMAS, Jürgen. Facticidade e Validade: contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia. Trad: Felipe Gonçalves Silva e Rúrion Melo. São Paulo: UNESP, 2020.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo: racionalidade da ação e racionalidade social. Trad: Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Trad.: Manuela Pinto e Alexandre Morujão. 5.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Prática. Lisboa: Edições 70, 1989.
LOURETE, Suzana de Alvarenga. A legitimidade dos direitos humanos em Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.
MÜLLER, Friedrich. Teoria estruturante do direito. Tradução de Peter Naumann; Eurides
Avance de Souza. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
PINZANI, Alessandro. Habermas. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Oneide Perius, Aloísio Bolwerk
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...