Intencionalidade corporificada: uma aproximação entre a filosofia sartriana e a teoria enativista sensório-motora
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v24i2.4804Palavras-chave:
Sartre; Fenomenologia; Intencionalidade; Enativismo; Cognição Corporificada; Externismo.Resumo
O corpo, na filosofia sartriana, é elemento central de explicação sobre a natureza da intencionalidade, isto é, a natureza sobre como a consciência apreende a realidade. Sua fenomenologia corpórea visa refutar os seguidores da tradição cartesiana da mente. Paralelamente, na filosofia contemporânea da mente e da cognição, adeptos da tradição enativista buscam elucidar a centralidade do corpo na constituição da cognição. Da mesma forma, seus oponentes são os adeptos do cognitivismo representacionista, que enxergam o locus da cognição no cérebro como um dispositivo de processamento informacional de conteúdos simbólicos (representacionais). Nesse artigo, pretendemos desenvolver uma relação de proximidade entre a concepção de intencionalidade sartriana e aquela defendida pelo enativismo sensório-motor. Ambas defendem a centralidade do corpo nos processos ditos “cognitivos” ou “mentais”; ambas defendem uma espécie de externismo do conteúdo mental; e ambas criticam o paradigma internista e representacionista focado em processos internos, ou apenas localizada no cérebro. Tais semelhanças nos permite traçar uma relação de continuidade entre a fenomenologia sartriana e as tradições corporificada da mente.
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