O “direito dos povos”: um ideal de justiça para ser aspirado por todas as sociedades
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v2i2.476Palavras-chave:
Justiça; Democracia; Pluralismo.Resumo
A obra O direito dos povos fecha a trilogia de reflexões de Rawls sobre a justiça, sustentando que povos razoáveis podem conviver de maneira pacífica em um mundo justo. Seu objetivo fundamental é estudar as possibilidades de estender o conceito de justiça como eqüidade para o âmbito externo denominado de Sociedade dos Povos. Elabora ideais e princípios para a política exterior de povos razoavelmente justos,
instaurando um programa de direito internacional público. O presente artigo visa apresentar a importância de sua teoria para uma sociedade internacional caracterizada pela pluralidade de doutrinas abrangentes e tentar responder as objeções tendo como base os próprios escritos de Rawls.
Downloads
Referências
BEITZ, Charles. Liberalismo internacional e justiça distributiva. Lua Nova: cultura e política. n. 47, p. 27-58, mar. 1999.
BEITZ, Charles. Political Theory and International Relations. Princeton: Princeton University Press, 1979.
FREEMAN, Samuel (Org.). The Cambridge Companion to Rawls. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
KANT, Emmanuel. Perpetual Peace. New York: The Bobbs-merril, 1957.
NEDEL, José. A teoria ético-política de John Rawls: uma tentativa de integração de liberdade e igualdade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
OLIVEIRA, Nythamar de. Rawls. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
OLIVEIRA, Nythamar de. Justiça global e democratização segundo John Rawls. Filosofia Unisinos. V. 3, n. 5, p. 39-57, mar. 2002.
POGGE, Thomas.. Uma proposta de reforma: um dividendo global de recursos. Lua Nova: cultura e política. V.3, n. 34, p. 135-16, jun 1994.
RAWLS, John. The Law of Peoples. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1999.
RAWLS, John. Political Liberalism. New York: Columbia University, 1996.
RAWLS, John. A Theory of Justice. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...