A arqueologia do presente e a questão do sujeito no pensamento de Giorgio Agamben

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i3.3059

Mots-clés :

Arqueologia; Sujeito; Método; Agamben; Ética.

Résumé

Este artigo propõe mostrar como a arqueologia agambeniana se realiza por meio de um movimento duplo que, a um só tempo, exibe a tradição a partir de um paradigma excepcional. É possível pensar aqui em um jogo de palavras, já que, habitualmente, a palavra paradigma é usada como sinônimo de modelo e, nesse sentido, a exceção foi o que modelou aquilo que a tradição transmitiu e, igualmente, recalcou. No entanto, com seu gesto característico, Agamben remete a palavra paradigma ao seu sentido etimológico, como “aquilo que se mostra ao lado”, e confere a ela um sentido estratégico na sua arqueologia. Como o exemplo, o paradigma exibe o funcionamento e o pertencimento de algo sem que pertença a isso que é exibido, mostrando-se ao lado, subtraindo o seu pertencimento a uma regra. Isso que ele exibe é a estrutura excepcional da tradição, remetendo também a palavra exceção ao seu sentido etimológico, “capturada fora”. Esse sentido, que define a exceção enquanto tal, é usado para caracterizar a maneira como a tradição operou pressupondo uma origem. Essa pressuposição de uma dimensão originária, anterior a toda suposição, destinou como um fundamento subjacente, o sub iectum, isto é, o problema do sujeito.

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Biographie de l'auteur

Caio Paz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor(a) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil, onde também desenvolve a pesquisa de pós-doutorado e integra o laboratório Filosofias do tempo do agora.

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Publiée

2022-10-28

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PAZ, Caio. A arqueologia do presente e a questão do sujeito no pensamento de Giorgio Agamben. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 278–291, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i3.3059. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/3059. Acesso em: 3 juill. 2024.

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