Hobbes e o problema da personificação na teoria da representação
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i2.2868Palavras-chave:
Pessoa artificial; Pacto; Autoridade; Hobbes.Resumo
O propósito desse artigo consiste em discutir os termos da representação e da teoria da autorização em Hobbes evidenciando, por sua vez, as adversidades e as incoerências no modo como a atribuição fictícia interfere na constituição da autoridade em Hobbes. Nesse sentido, torna-se necessário discutir o modo pelo qual Hobbes determina a função do representante na ausência de sua identificação como autor, ou seja, sem qualquer condição de atribuir autoridade aos seus atores. Trata-se, portanto de uma contradição aos termos da racionalidade imposta pelo modelo de representação proposto por Hobbes, no qual a imputação da responsabilidade, no caso da pessoa fictícia, encontra-se ausente de responsabilidade por seus atos e, assim inviabilizando assumir responsabilidade pelos atos de um outro. Para tanto, evidenciam-se os aspectos da pessoa fictícia e a sua relação com os preceitos da autorização não autorizada para definir os termos da atribuição fictícia e suas implicações na teoria jurídica da autorização em Hobbes.
Downloads
Referências
CRIGNON P., De l’incarnation à la représentation. L’ontologie politique de Hobbes, Classiques Garnier, 2012.
DUMOUCHEL, Paul. Persona: Reason and Representation in Hobbes's Political Philosophy. SubStance, 25 (2), pp. 68-80, 1996.
HOBBES, Thomas. Leviathan, or The Matter, Forme and Power of a Commonwealth Ecclesiasticall and Civil. Ed. C. B. Macpherson. Harmondsworth: Penguin Books, 1968.
HOBBES, Thomas. Os elementos da Lei natural e política. Trad. Bruno Simões. São Paulo: Editora WMF Martins Fonte, 2010.
HOBBES, Thomas. Do cidadão. Elementos filosóficos a respeito do cidadão. Tradução de Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
JAUME, Lucien. Hobbes et l’État représentatif moderne, Paris: Presses Universitaires de France, 1992.
PITKIN, Hanna. The Concept of Representation. Londres: University of California Press, 1967.
PITKIN, Hanna. Hobbes's Concept of Representation. The American Political Science Review, Vol. 58, No. 4 (Dec., 1964), pp. 902-918
PITKIN, Hanna . ‘Hobbes’s Concept of representation – II’, American Political Science Review 58, no. 4 (1964): 902–18.
WALDMAN, Theodore. “Hobbes on the Generation of a Public Person”. In: Thomas Hobbes in His Time. Ed. Ralph Ross et al. Minneapolis: University of Minnesota Press, pp. 61-83, 1974.
ZARKA, Y. Hobbes e a invenção da vontade política pública. Discurso, n. 32, p. 71-84, 2001.
ZARKA, Y.Hobbes and Modern Political Thought, James Griffith (tr.), Edinburgh University Press, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Delmo Mattos Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...