Homo oeconomicus x homo politicus: considerações sobre o neoliberalismo e a mudança no imaginário democrático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2429

Palavras-chave:

Wendy Brown; Neoliberalismo; Democracia; Soberania.

Resumo

O presente artigo pretende analisar quais são as implicações de uma hipótese que prolonga a análise foucaultiana do neoliberalismo a partir de seus efeitos na democracia moderna. Com esse propósito, o trabalho recente de Wendy Brown examina como a racionalidade neoliberal afeta a democracia, transforma o seu imaginário e mesmo o seu sujeito principal, isto é o demos. Brown aponta para dois problemas da "revolução furtiva do neoliberalismo", a saber, que a racionalidade neoliberal transforma e desfaz a democracia ao afetar diretamente o seu princípio fundamental que é a soberania popular. Tal transformação se faz a partir da mudança produzida no imaginário democrático e, principalmente, da transformação do sujeito econômico, de sujeito de interesse em capital humano, assim como do sujeito político, relegado a segundo plano. A partir desse primeiro problema, examinamos como se dão e quais são as consequências da mudança do imaginário democrático e de seu sujeito político central. O segundo problema apontado por Brown trata da interferência da razão neoliberal na autonomia soberana. A segunda parte deste artigo procura, portanto, analisar as relações entre soberania do Estado-nação e a noção de soberania popular a partir do problema da expansão do capital e da vulnerabilidade das fronteiras e do território onde se exerce a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena de Paula Balbino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutor(a) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos – SP, Brasil.

Referências

BALIBAR, Étienne. La política y sus sujetos en el interregno. In: BROWN, Wendy. Estados amurallados, soberanía en declive. Barcelona: Herder, 2015.

BROWN, Wendy. Edgework: Critical Essays on Knowledge and Politics. Princeton: Princeton University Press, 2005.

BROWN, Wendy. Nous sommes tous démocrates à présent. In: AGAMBEN, Giorgio (et al). Démocratie dans quel état? Montréal: Les éditions écosociété, 2009.

BROWN, Wendy. Murs: les murs de séparation et le déclin de la souveraineté étatique. Paris: Les prairies ordinaires, 2009a.

BROWN, Wendy. Walled States, Waning Sovereignty. New York: Zone books, 2010.

BROWN, Wendy. Undoing the Demos: Neoliberalism's Stealth Revolution. New York: Zone books, 2015. (Near future series).

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Dominer : enquête sur la souveraineté de l'État en Occident. Paris: Éditions La découverte, 2020.

FOUCAULT, Michel. Qu'est-ce que les Lumières ? Dits et écrits II. Paris: Gallimard, 2001.

FOUCAULT, Michel. Sécurité, territoire, population. Seuil/Gallimard, 2004.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Qu'est-ce que la critique ? suivi de La culture de soi. Paris: Vrin, 2013.

LAVAL, Christian. Foucault, Bourdieu et la question néolibérale. Paris: La Découverte, 2018.

MAXIMIN, Elena. Le savant et le mouvement, quatre perspectives sur les gilets jaunes. Paris: Le Grand continent, 2019. Disponível em: https://legrandcontinent.eu/fr/2019/02/14/le-savant-et-le-mouvement/.

Downloads

Publicado

2021-10-28

Como Citar

DE PAULA BALBINO, Lorena. Homo oeconomicus x homo politicus: considerações sobre o neoliberalismo e a mudança no imaginário democrático. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 61–76, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i3.2429. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2429. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos