Bom dia Teeteto: Por um pensamento imanente
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i2.1472Palavras-chave:
Filosofia da educação; Filosofia da diferença; Formação docente.Resumo
Esse artigo, de natureza filosófica, tem como objeto de estudo a crítica do modelo de pensamento representacional e dogmático efetivada pelo filósofo Gilles Deleuze. A pesquisa bibliográfica tem como horizonte teórico a filosofia da diferença, com foco no legado deleuziano. O autor apresenta pressupostos que constituem o pensamento representacional na forma de postulados. São oito postulados, a saber: o da Cogitatio Universalis (“pensar naturalmente”), o ideal do senso comum, o modelo da recognição, o elemento da representação, o negativo do erro, o privilégio da designação, a modalidade das soluções e o resultado do saber. Cabe aqui apontar contornos desses postulados que evidenciam a imagem dogmática do pensamento - imagem traidora do que significa pensar. Essa imagem modelar possui fortes ressonâncias no universo educacional contemporâneo. Trata-se, portanto, de efetivar, em sintonia com Deleuze, uma crítica às imagens dogmáticas do pensamento e de seus limites que frequentemente despotencializam o pensar, o pensar a educação e, por extensão, a própria vida.
Downloads
Referências
ALLIEZ, Éric. Deleuze Filosofia Virtual. Trad. Heloisa B.S. Rocha. São Paulo: Ed. 34, 1996.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2ed. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida. Revista Ethica, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1 e 2, p. 39-43, 2002.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Brasileira. Tradução de Ruth Joffily Dias e Edmundo Ferenandes. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Freud, Marx. Theatrum Philosoficum. São Paulo: Princípio, 1997.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zagar, 2010.
MAGALHÃES, Rui. Deleuze: a pluralidade metafísica. Sobre Gilles Deleuze, Diferença e Repetição. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.
VASCONCELLOS, Jorge. A filosofia e seus intercessores: Deleuze e a não Filosofia. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1217-1227, Set./Dez. 2005. Disponível www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/123
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jose Rogerio Vitkowski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...