A virtude não se ensina, se evoca: uma reflexão sobre arete e paideia em Martin Heidegger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1350

Palavras-chave:

Paideia; Arete; Excelência; Heidegger.

Resumo

Atendendo ao chamado de Heidegger por “outro início”, desde o pensamento originário grego, são reconsideradas as noções de paideia e de arete. À paideia exaustivamente investigada por Werner Jaeger é imposta a interpretação do próprio Heidegger e de Danielle Montet. Enquanto a arete é reexaminada através de uma nova luz lançada pela obra de António Caeiro. Enfim, devidamente preparado pelo pensamento inusual destes pensadores sobre paideia e arete, se reabre o debate sobre a possibilidade ou não da virtude ser ensinada. Concluímos com Sócrates que definitivamente ela não pode ser ensinada, não ao modo pretendido dos sofistas e dos “modernos” pensadores e educadores, mas que sim há certamente possibilidade de uma “paideia da arete”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Cardoso de Castro, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Doutor em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Professor do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis – RJ, Brasil

Murilo Cardoso de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Pesquisador em Geoprocessamento e SIG da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Referências

ARENDT, William; GINGRICH, F. Wilbur. A Greek-English Lexicon of the New Testament. Chicago: University of Chicago Press, 1979.

AUROUX, Sylvain (dir.). Les Notions philosophiques. Tomes I et II. Paris: PUF, 1990.

BRAGUE, Rémi. Aristote et la question du monde. Paris: PUF, 1988.

BRISSON, Luc; PRADEAU, Jean-François. Le vocabulaire de Platon. Paris: Ellipses, 1998.

BRISSON, Luc. Platon Oeuvres complètes. Paris: Flammarion, 2011.

CAEIRO, António. A Areté como possibilidade extrema do humano. Lisboa: INCM, 2002.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1997.

HAMILTON, Walter; EMLYN-JONES, Chris. Plato Gorgias. London: Penguin, 2004.

HEIDEGGER, Martin. Marcas do Caminho. Trad. Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis:Vozes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. A Teoria Platônica da Verdade. In: Marcas do Caminho. Trad. Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis:Vozes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Platão: o sofista. Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Forense, 2012b.

JAEGER, Werner. Paideia: A Formação do Homem Grego. Trad. de Artur M. Parreira. 1a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

MESQUITA, António Pedro. Reler Platão. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1995.

MONTET, Danielle. Les Traits de l’être. Paris: Jérôme Millon, 1990.

SCHÄFER, Christian (org.). Léxico de Platão. São Paulo: Loyola, 2012.

SORABJI, Richard. The Philosophy of the Commentators 200-600 AD, Vol I. Ithaca: Cornell University Press, 2005.

VÉRON, Robert. Platon. Une introduction à la vie de l’esprit. Paris: Belles Lettres, 1987.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Como Citar

DE CASTRO, João Cardoso; DE CASTRO, Murilo Cardoso. A virtude não se ensina, se evoca: uma reflexão sobre arete e paideia em Martin Heidegger. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 252–263, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i1.1350. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1350. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos