Educação à distância: ampliando o alcance da crítica social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1308

Palavras-chave:

Teoria do Conhecimento; Teoria Crítica; Ensino à Distância; Habermas.

Resumo

A partir de análise da argumentação habermasiana realizada em sua obra “Conhecimento e Interesse” original de 1968, a qual trabalhamos a partir da tradução de 1987; e ancorados nos trabalhos dos filósofos brasileiros Durão, publicado em seu livro “A crítica de Habermas à dedução transcendental de Kant” de 1996 e Hansen, em seu artigo publicado na Revista Crítica, intitulado “Os riscos da crítica da sociedade” de 1998, refletimos, nesse artigo, sobre como Habermas resgata a Teoria do Conhecimento da maneira desvirtuada que a legou o positivismo comteano, perpassando por Freud e Marx para recuperá-la como uma Teoria Crítica da Sociedade. E, apresentamos o advento da Era da Informação e as facilidades de comunicação que a acompanham, para apresentar o modelo da Educação à Distância como uma forma eficaz de ampliar o alcance da Crítica Social como autorreflexão que torna o conhecimento um instrumento crítico não só do indivíduo, mas também da sociedade.

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Biografia do Autor

Vicente E. R. Marçal, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( UNESP), Marília – SP, Brasil. Professor de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho – RO, Brasil.

Referências

DURÃO, A. B. A crítica de Habermas à dedução transcendental de Kant. Londrina/Passo Fundo: Eduel/Ediupf, 1996.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.

HANSEN, G. L. Os riscos da crítica da sociedade. Crítica. v. 3, n. 12, p. 353–371, 1998.

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Publicado

2020-02-12

Como Citar

MARÇAL, Vicente E. R. Educação à distância: ampliando o alcance da crítica social. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 82–92, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i1.1308. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1308. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos