Rosana Paulino: uma estética-palimpsesto na costura da memória

Autores

Palavras-chave:

Rosana Paulino, ancestralidade, negritude, estética, colonialidade

Resumo

Neste artigo, discutimos sobre estética e negritude a partir das obras da artista plástica Rosana Paulino em sua série Assentamento que investe em recuperar fotografias de pessoas negras escravizadas. Tomando uma perspectiva decolonial, investimos em analisar de que maneira a autora emprega uma estética-palimpsesto, como denominamos, qual a ética desse processo e quais as consequências desse fazer estético. Discutindo sobre o conceito de estética a partir de Maria Reicher (2009), situamos a artista na esteira de artes tecnicamente reprodutíveis (BENJAMIN, 2012), considerando, também, as consequências sobre as quais alertam Walter Benjamin (2012) e Susan Buck Morss (2012), discutindo, por fim, racismo, colonialidade e fascismo. Trazemos, também, ao longo de toda extensão do texto, autores e autoras como Grada Kilomba, Muniz Sodré, Achille Mbembe e Kabenguele Munanga, buscando dar forma ao que entendemos e denominamos como morte simbólica de artistas negros e possíveis conexões com racismo e colonialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter et al. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Org. Tadeu Capistrano. Trad. Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. RJ: Contraponto, 2012. p. 11-42.

BUCK-MORSS, Susana. Estética e anestética: uma reconsideração de A obra de arte de Walter Benjamin. In: BENJAMIN, Walter et al. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Org. Tadeu Capistrano. Trad. Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. RJ: Contraponto, 2012. p. 173-222.

CÉSAIRE, Aime. Discurso sobre o colonialismo. Trad. Noémia de Sousa. Lisboa: Livraria Sá Costa Editora, 1978.

ECO, Umberto. O Fascismo Eterno. In: Cinco escritos morais. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.

EINSTEIN, Carl. Negerplastik (escultura negra). Liliane Meffre (Org.). Trad. Fernando Scheibe e Inês de Araújo. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011. 304 p.

HALL, Stuart. Da diáspora. Liv Sovik (Org.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

HALL, Stuart. O Ocidente e o resto: discurso e poder. Projeto História, São Paulo, n. 56, p. 314-361, maio/ago. 2016.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios do racismo cotidiano. São Paulo: Cobogó, 2019.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2018.

MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 35-54.

MORRISON, Toni. Racismo e fascismo. In: MORRISON, Toni. A fonte da autoestima: ensaios, discursos e reflexões. Trad. Odorico Leal. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MUNANGA, Kabenguele. Negritude: usos e sentido. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

PRADO, Carolina Vigna; TAAM, Pedro. A construção da memória como um palimpsesto. Revista ARA. Nº 2 - Outono/Inverno, São Paulo: 2017. p. 39-58.

REICHER, Maria. O que é estética filosófica? In: Introdução à estética filosófica. Trad. Monika Otterman. São Paulo: Edições Loyola, 2009. p. 9-36.

SAER, Juan José. O conceito de ficção. Revista FronteiraZ, São Paulo, n. 8, julho de 2012.

SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis (RJ): Vozes, 2017.

Downloads

Publicado

2023-03-05