Anúncios

Edição Atual

v. 2 n. 1 (2024): ESTUDOS LINGUÍSTICOS - VOLUME 2
					Visualizar v. 2 n. 1 (2024): ESTUDOS LINGUÍSTICOS - VOLUME 2

A Comissão Editorial da Revista Paraguaçu: Estudos Linguísticos e Literários tem o prazer de publicar mais um número dedicado aos Estudos Linguísticos. Após um pequeno hiato que serviu de oportunidade para uma renovação da equipe que torna este trabalho possível, a revista retorna, agora explorando novas águas e possibilidades de diálogos e convergências com pares espalhados por diferentes universidades do país. 

Assim, com textos que atravessam temas de grande interesse de entusiastas dos estudos linguísticos, discursivos e aplicados, você será apresentado(a) a um conjunto de artigos que problematizam a linguagem em suas múltiplas facetas. Tais manuscritos foram selecionados após um intenso processo de avaliação que contou com a colaboração não só de especialistas que formam a nossa comissão científica, mas também de pareceristas ad hoc que contribuíram com a manutenção da qualidade dos textos publicados em nossa revista.

Dessa vez e depois de alguns anos da publicação de um número dedicado aos Estudos Linguísticos e de outro aos Literários, a Paraguaçu apresenta a primeira etapa de um novo volume, buscando, assim, se firmar como uma importante ferramenta de divulgação do conhecimento científico na área de Letras. Nesse sentido, você, caro(a) leitor(a), será levado pelas águas do Paraguaçu até estudos que exploram múltiplas perspectivas teórico-metodológicas, dentre elas, o gerativismo,  funcionalismo, sociolinguística, análises do discurso e a linguística aplicada, o que reforça o nosso entendimento de que o estudo da linguagem demanda uma profusão de vozes e pontos de vista.

Face ao exposto, é com orgulho do trabalho realizado até aqui que a Equipe Editorial da Revista Paraguaçu convida você a mergulhar na leitura dos textos que compõem este número, na esperança de que essa imersão mantenha o nosso desejo de estudar, discutir e problematizar a linguagem sempre em fluxo.  

Diogo Oliveira do Espírito Santo

Editor-chefe

Comissão Editorial

 

(Imagem - Ilustração na Toca do Garimpeiro, em Igatu, Bahia)

Publicado: 2025-03-22

Edição completa

Artigos

Ver Todas as Edições

Apresentação

Paraguaçu: Revista de Estudos Linguísticos e Literários é um periódico eletrônico do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com periodicidade semestral, a revista publica artigos, resenhas e entrevistas originais das áreas de Estudos Linguísticos e Literários, contemplando a pluralidade temática, epistemológica e metodológica de estudos realizados nas duas áreas. Em Estudos Linguísticos, dentro da pluralidade almejada, estão os trabalhos de descrição e análise linguística, de texto/discurso, de linguagens, culturas, identidades, de ensino e aprendizagem de línguas e de formação de professores de línguas, entre outros que tratem de língua(gem). Em Estudos Literários, estão os estudos teóricos e críticos abrangendo os aspectos relacionais entre as distintas modalidades de literatura e a interface com outros discursos, tais como os das ciências humanas e sociais, e com as demais produções artísticas de seu tempo, revelando/problematizando suas marcas culturais e identitárias. Tendo esse foco e escopo,  a revista destina-se à divulgação e à reflexão crítica a respeito das linguagens em seus múltiplos usos, práticas e funcionamentos que, oscilando entre a estabilidade e a instabilidade sistêmicas e discursivas, se situam num jogo permanente de forças coesivas e dispersivas de formas e significações.

Para tanto, evoca-se a imagem do rio que atravessa, física e metaforicamente, o Recôncavo, cuja incessante fluidez das águas, em contraponto às margens que o conformam, pode ser comparada ao deslizar dos sentidos, às condensações e aos deslocamentos da língua(gem), promovendo, no transcorrer espaço-temporal, uma contínua mudança das próprias linguagens. Desse modo, o Curso de Letras, homenageando um rico e forte território identitário cultural da Bahia, convida a navegar pelos múltiplos potenciais das linguagens que possuem, ao modo do fluxo do Rio Paraguaçu, incessante movência de formas e sentidos.

 Sejam bem-vindxs à nossa página.