Anúncios

Edição Atual

v. 1 n. 2 (2023): VOLUME 1, NÚMERO 2 - ESTUDOS LITERÁRIOS
Flores vivas brotando do asfalto, em referência à labuta que significa a publicação da Paraguaçu

Para que tudo que é produto de esforço coletivo torne-se pronto, há um tempo do trabalho, do esmero, dos detalhamentos individuais, para que se constitua um todo. Nesse tempo, que é dos processos, há atravessamentos variados, dificuldades e, por vezes, perdas, na caminhada de quem trabalha para que as tramas do conjunto sejam firmemente tecidas. E, assim, foi com o segundo número da Revista Paraguaçu: muitas travessias jamais pensadas ou calculadas foram percorridas até que chegassemos a este ponto, aquele em que, orgulhosamente, expomos a nossa revista.

Este é o segundo número do primeiro volume da Revista Paraguaçu: Estudos Linguísticos e Literários, uma produção que visa, sobretudo, a fortalecer e cooperar com o processo identitário do Curso de Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.  Neste número, voltamo-nos à publicação de textos no âmbito dos estudos do texto literário.

Iniciamos o número com um importante editorial, em que nossa Editora Adjunta, Prof.ª Dr.ª Silvana Fonseca, situa o processo editorial, bem como as produções publicadas e tece os devidos agradecimentos. Há, em seguida, nove artigos, que percorrem diferentes vertentes da Literatura e de seus estudos. Finalizamos o número com uma uma entrevista inédita com o poeta Cuti acerca da sua obra Axéconchego.

Convidamos-lhes a navegar pela Paraguaçu e desejamos boa leitura a todes!

 

Amanda dos Reis Silva

Editora-chefe da Revista Paraguaçu

Comissão Editorial da Revista Paraguaçu: Estudos Linguísticos e Literários

Publicado: 2023-03-05
Ver Todas as Edições

Apresentação

Paraguaçu: Revista de Estudos Linguísticos e Literários é um periódico eletrônico do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com periodicidade semestral, a revista publica artigos, resenhas e entrevistas originais das áreas de Estudos Linguísticos e Literários, contemplando a pluralidade temática, epistemológica e metodológica de estudos realizados nas duas áreas. Em Estudos Linguísticos, dentro da pluralidade almejada, estão os trabalhos de descrição e análise linguística, de texto/discurso, de linguagens, culturas, identidades, de ensino e aprendizagem de línguas e de formação de professores de línguas, entre outros que tratem de língua(gem). Em Estudos Literários, estão os estudos teóricos e críticos abrangendo os aspectos relacionais entre as distintas modalidades de literatura e a interface com outros discursos, tais como os das ciências humanas e sociais, e com as demais produções artísticas de seu tempo, revelando/problematizando suas marcas culturais e identitárias. Tendo esse foco e escopo,  a revista destina-se à divulgação e à reflexão crítica a respeito das linguagens em seus múltiplos usos, práticas e funcionamentos que, oscilando entre a estabilidade e a instabilidade sistêmicas e discursivas, se situam num jogo permanente de forças coesivas e dispersivas de formas e significações.

Para tanto, evoca-se a imagem do rio que atravessa, física e metaforicamente, o Recôncavo, cuja incessante fluidez das águas, em contraponto às margens que o conformam, pode ser comparada ao deslizar dos sentidos, às condensações e aos deslocamentos da língua(gem), promovendo, no transcorrer espaço-temporal, uma contínua mudança das próprias linguagens. Desse modo, o Curso de Letras, homenageando um rico e forte território identitário cultural da Bahia, convida a navegar pelos múltiplos potenciais das linguagens que possuem, ao modo do fluxo do Rio Paraguaçu, incessante movência de formas e sentidos.

 Sejam bem-vindxs à nossa página.