MANEJO E ATIVIDADE BIOLÓGICA DO SOLO COMO PRÁTICA INTEGRADORA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM AGROECOLOGIA

Autores/as

  • Thiago Leandro da Silva Dias Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palabras clave:

Agroecologia, Ensino por investigação, Compostagem, Adubação

Resumen

Compreendendo a pesquisa como princípio científico e educativo, o objetivo desse artigo é analisar práticas investigativas em torno do manejo e conservação do solo no contexto da educação em agroecologia. Diz respeito à pesquisa-ação agroecológica realizada no Núcleo de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (NUPAIS) do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe II, em Riachão do Jacuípe (Ba), envolvendo um processo de diagnóstico, estudo e manejo do agroecossistema local no âmbito do Curso Técnico em Agroecologia. Foi possível articular várias práticas de manejo agroecológico do solo de modo a promover a sua atividade biológica, com destaque para a compostagem de resíduos orgânicos domiciliares e escolares e o plantio de leguminosas para adubação verde. O preparo do solo foi reafirmado como etapa essencial para recuperar e potencializar a vida do solo e retomar a produção agroecológica do NUPAIS.



Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABA-Agroecologia. Princípios e Diretrizes da Educação em Agroecologia. Cadernos de Agroecologia, v. 11, n. 1: I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia - Recife/Olinda/PE, 2016. Disponível em: https://revistas.aba-agroecologia.org.br/cad/article/view/20800/12894. Acesso em: 02 jul. 2021.

ALTIERI, M. A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CAMPOLIN, A.; FEIDEN, A. Metodologias participativas em agroecologia [recurso eletrônico]. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2011. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/56434/1/DOC115-lancado.pdf. Acesso em: 20 de jul. 2021.

CAPORAL, F. Agroecologia: enfoque científico e estratégico para apoiar o desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: EMATER/RS-ASCAR, 2002.

CREWELL, J. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GALIAZZI, M. do C.; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 237-252. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132002000200008. Acesso em: 21 jul. 2021.

GOMES, R.; GONZA, E. F. J. A conservação da natureza na formação técnica em agroecologia promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Anais... Brasília/DF: Associação Brasileira de Agroecologia, 2018. Disponível em: http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/784. Acesso em: 02 jul. 2021.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. (org). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, p. 11-20.

MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.09, n.01, p.89-111, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172007090107. Acesso em: 20 jul. 2021.

PRIMAVESI, A. M. Manual do Solo Vivo: solo sadio, planta sadia, ser humano sadio. São Paulo: Expressão Popular, 2016.

RIBEIRO, D. S.; TIEPOLO, E. V.; TARDIN, J. M.; ZARREF. L.; VARGAS, M. C.; LOPES,N. L. R.; SILVA, N. R. Agroecologia na Educação Básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

SOLINO, A. P.; FERRAZ, A. T.; SASSERON, L. H. Ensino por Investigação como abordagem didática: desenvolvimento de práticas científicas escolares. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, Uberlândia, MG. Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T1058-1.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

THIOLLENT, M. (2009). Metodologia de Pesquisa-ação. São Paulo: Saraiva, 2009.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Archivos adicionales

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Leandro da Silva Dias, T. (2024). MANEJO E ATIVIDADE BIOLÓGICA DO SOLO COMO PRÁTICA INTEGRADORA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM AGROECOLOGIA: . Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 82–93. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3535

Número

Sección

Dossiê: Meio ambiente na perspectiva agroecológia