FORMAÇÃO EM MENTORIA PARA DIRETORES ESCOLARES:

CONCEPÇÃO E APLICABILIDADE

Autores

  • Camila Perez da Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Jannyffer Santos de Maria Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Starlet Nascimento de Maria Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Formação Continuada, Mentoria de Diretores

Resumo

O presente trabalho visa apresentar as contribuições de uma ação extensionista de formação continuada, desenvolvida a partir de uma parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O objetivo foi oferecer uma formação inovadora para gestores escolares, tendo como base a mentoria, pautada em concepções, como o diálogo, a troca de experiências, e a escuta ativa. Desenvolvido durante entre agosto e novembro de 2022, o curso justifica-se pela necessidade de ressignificar o teor burocrático das formações oferecidas a este público, em especial, após o período de isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19. Participaram desta formação, 200 diretores de diferentes municípios brasileiros, sendo 10 diretores do município de Imperatriz/MA, onde está localizada a UEMASUL. A partir desta experiência, estes profissionais puderam compartilhar estratégias diversificadas de identificação dos desafios relacionados à organização administrativa e pedagógica das escolas, criando entre si, uma rede de socialização de práticas de gestão. A ação extensionista, possibilitou o debate colaborativo e a busca coletiva de soluções para os problemas relacionados à gestão escolar, especialmente, após o retorno presencial das aulas pós pandemia.



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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

28.11.2023

Como Citar

Perez da Silva, C., Santos de Maria, J., & Nascimento de Maria, S. (2023). FORMAÇÃO EM MENTORIA PARA DIRETORES ESCOLARES: : CONCEPÇÃO E APLICABILIDADE. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 24(1), 142–149. Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3367

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