Apresentação dos Organizadores
Resumo
Neste dossiê, propomos olhar para a festa como uma forma de pensar o comum urbano, entendendo-a a partir de sua inscrição no território – um modo de produção de lugares. É nesse espaço compartilhado que cooperação e conflito se entrelaçam e dão
forma à vida em comum. Como lembra Santos (2002), “porque cada qual exerce uma ação própria, a vida social se individualiza; e porque a contiguidade é criadora de comunhão, a política se territorializa” (p. 218). Assim, situamos a festa – a partir dos artigos reunidos neste dossiê – não apenas como expressão ritual de uma identidade coletivizada, mas também como campo de tensões que emergem na produção, afrouxamento ou revisão das fronteiras da convivência. A experiência festiva, ao atravessar tanto dinâmicas espontâneas quanto institucionalizadas, e ao se mover entre o hegemônico e o insurgente, revela-se aqui como espaço privilegiado de disputa e reinvenção das cidades.
Downloads
Referências
HERSCHMANN, M; FERNANDES, C. A Força Movente da Música. Porto Alegre: Sulina, 2023.
LATOUR, Bruno. Reagregando o Social. Bauru, SP: EDUSC/ Salvador, BA: EDUFBA, 2012.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 1991.
MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
 
						 
							

