As batalhas de rima e a renovação da cena de rap do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
rap, batalhas de rima, fristaile, mercado, musica urbana, mediaçãoResumo
O artigo demonstra o papel decisivo que as festas ao redor das batalhas de rima desempenharam para que surgisse uma nova geração de artistas e empresas ligadas ao rap no Rio de Janeiro. Nossa hipótese é de que existe uma relação direta entre o estabelecimento das batalhas de rima como prática regular dentro da cena e a criação das condições para a emergência de um circuito de gravadoras ligadas à economia da música urbana na cidade. Para propor a existência dessa relação causal, mobilizamos o arcabouço teórico dos estudos culturais latino-americanos, dos estudos de comunicação e música no Brasil, dos estudos sobre o hip hop afro-estadunidense e do debate sobre indústrias criativas. A discussão parte do conceito de cena musical, das relações históricas entre a cultura hip hop e a produção de eventos festivos, e as características gerais de uma batalha de rima. Por fim, analisamos a forma como a efervescência cultural ligada a essas batalhas acabaram por colaborar para emergência de um midstream de música urbana no Rio de Janeiro. A abordagem metodológica está baseada em entrevistas, pesquisa bibliográfica, observação participante e pesquisa documental.
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