O samba possível na Barra da Tijuca

Uma incursão etnográfica no Bar do Zeca Pagodinho

Autores

  • Gabriel Dias Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Samba

Resumo

Este trabalho representa os apontamentos iniciais no sentido de compreender a cena do samba na  Barra da Tijuca, bairro que abriga uma elite sócio-econômica do Rio de Janeiro e que já foi  apontado em pesquisas como uma “anticidade” (SÁNCHEZ, 2009) – onde não há espaço para o encontro, o imprevisível e o espontâneo. Nele, analisaremos o Bar do  Zeca Pagodinho, que, apesar de ser vinculado a um personagem que faz parte do imaginário do que é ser sambista e de possuir uma agenda mensal de shows de artistas ligados ao gênero, fica  localizado em um shopping center. Por meio de observação participante com influências  etnográficas, buscaremos investigar as tensões e controvérsias de quando o gênero ocupa esse  espaço.  



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUEDA, Rodrigo Cerqueira. Construindo infraestrutura para as elites: os grandes condomínios da Barra e um novo modelo de se morar na cidade. Revista Anthropológicas, v. 31, n. 2, 2020.

__________. DO LEBLON AO NOVO LEBLON: experiências de fechamento e o processo de expansão urbana em direção à Barra da Tijuca (RJ). Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

ALABARCES, Pablo. Pospopulares: las culturas populares después de la hibridación. Bielefeld University Press, 2021.

ARAÚJO, Julia Silveira. A geração do “Samba Sem Sobrenome” pós-1990. 2013. Tese de Doutorado. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Niterói, RJ: UFF.

BLAKELY, Edward J.; SNYDER, Mary Gail. Fortress America: gated communities in the United States. Brookings Institution Press, 1997.

BOURDIEU, Pierre. A distinção. São Paulo: Edusp, 2007.

CANDEIA, Antonio; ARAUJO, Isnard. Escola de samba: árvore que esqueceu a raiz. Editora Lidador, 1978.

CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Formas simbólicas espaciais: o shopping center. Geografia Cultural: uma antologia, v. 2, p. 91-100, 2013.

CUNEGATTO, Thais. Carnaval, uma festa democrática? Discussão sobre segregação social e o direito à cidade a partir do universo carnavalesco do Rio de Janeiro. PragMATIZES-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, p. 122-137, 2016.

DO RIO CALDEIRA, Teresa Pires. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. Editora 34, 2000.

DAMATTA, Roberto; CARNAVAIS, Malandros. Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

HERSCHMANN, Micael. Lapa, cidade da música: desafios e perspectivas para o crescimento do Rio de Janeiro e da indústria da música independente nacional. Mauad Editora Ltda, 2007.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Editora Cobogó, 2020.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Edufba, 2012.

MATOS, Claudia. Acertei no milhar: Malandragem e samba no tempo de Getúlio. Paz e Terra, 1982.

MOURA, Cristina Patriota de. Condomínios e Gated Communities: por uma antropologia das novas composições urbanas. Anuário Antropológico, v. 35, n. 2, p. 209-233, 2010.

PEREIRA, Carlos Alberto M. Cacique de Ramos: uma história que deu samba. Editora E papers, 2003.

PETERSON, Richard A.; BENNETT, Andy. Introducing music scenes. Music scenes: Local, translocal, and virtual, p. 1-15, 2004.

RODRIGUES, Ana Maria. Samba negro, espoliação branca. Hucitec, 1984.

SÁNCHEZ, Natália. A invenção da Barra da Tijuca: a anticidade carioca. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.

SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2001.

SANTOS JUNIOR, Washington Ramos dos. Subjetividade, identidade e geografia: o nascimento da Barra da Tijuca e o cronos fusional (ou a'morte'da alteridade). 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SILVA, Wilson Honório da. O mito da democracia racial: um debate marxista sobre raça, classe e identidade. Editora Sundermann, 2016.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Editora UFMG: Belo Horizonte, 2010.

TROTTA, Felipe. O samba e suas fronteiras:" pagode romântico" e" samba de raiz" nos anos 1990. Editora Ufrj, 2011.

_______________. Samba e mercado de música nos anos 1990. Rio de Janeiro, 2006.

_______________. A música que incomoda: o funk e o rolezinho. ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, v. 23, p. 1-17, 2014.

_______________. Gosto musical, moral e incômodos. MATRIZes, v. 17, n. 2, p. 25-48, 2023.

TROTTA, Felipe da Costa; MOREIRA, Rafael dos Santos. O som atravessado do Sambódromo: conflitos entre camarotes ea avenida dos desfiles. Galáxia (São Paulo), v. 49, p. e64196, 2024.

VESSELINOV, Elena; LE GOIX, Renaud. From picket fences to iron gates: Suburbanization and gated communities in Phoenix, Las Vegas and Seattle. GeoJournal, v. 77, p. 203-222, 2012.

Downloads

Publicado

2025-10-27