“A gente consegue se acolher”
Em busca das estéticas da Berlim Tropical entre cenas musicais fortalezenses
Palavras-chave:
estética, música pop, culturas urbanas, Berlim Tropical, cenas musicaisResumo
Este artigo busca apreender quais seriam as estéticas da Berlim Tropical, um coletivo LGBTQIAPN+ fortalezense de música pop eletrônica, por meio de modulações entre suas obras audiovisuais, engajamentos afetivos e territorialidades relacionadas às suas performances em shows, festivais e festas na urbe da capital cearense. Partindo da premissa de que a estética está diretamente ligada aos (des)afetos e ao campo do sensível, este trabalho tem como eixo analítico o espectro de emoções que pairam entre os sentimentos de deslocamento (não pertencimento) e acolhimento (pertencimento) para analisar as expressões artísticas do coletivo. Adotando como metodologia a cartografia musical proposta por Fernandes e Herschmann (2015), a investigação constata que a Berlim Tropical adota uma pluralidade de estéticas (punk, clubber, queer, tropical, pop, latina, “arrasta wave”, camp, indie) que refletem os entrelugares que o grupo ocupa por meio de sua atuação entre cenas musicais fortalezenses e da mistura de estéticas cosmopolitas transnacionais; por fim, o estudo aponta para a estética como um caminho para a análise de fenômenos multiformes que transitam por distintos entrelugares culturais urbanos.
Downloads
Referências
BENEVIDES, Márcio. Música além da música: uma etnografia dos afetos e das coletividades na cena rock de Fortaleza-CE. 2019. 268f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
BERLIM TROPICAL. Desfilando (Na Tua Frente). Fortaleza: 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IK6OFDaXkiM. Acesso em 27 jan. 2025.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
BLOOM, Clapt. 18º Canteiro Independente. Fortaleza, 28 out. 2024. Instagram: @clapt. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DBrGbX_Ovyn/. Acesso em 16 jan. 2025.
BLOOM, Clapt. Berlim Tropical anuncia retorno com festa e novo single. Fortaleza: 2023. Disponível em: https://mais.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2023/05/02/berlim-tropical-anuncia-retorno-com-festa-e-novo-single.html. Acesso em: 22 mai. 2023.
BLOOM, Clapt. Conexões Periféricas | T3 - Ep. VII: Cidade de Afetos, Sonhos e Resistência. Entrevista concedida a Neziã Franklin. JuvTV: canal online no Youtube, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://youtube.com/watch?v=KUa5KWvwJVc. Acesso em: 20 jul. 2023.
BLOOM, Clapt. Mufina – Clapt Bloom (lyric video vertical). Fortaleza, 2021d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=El5VKgm4erQ. Acesso em: 20 jul. 2023.
BLOOM, Clapt. O Vale das Bonecas é mais do que um lugar. Fortaleza, 13 jul. 2021a. Instagram: @clapt. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CRRLaRZlz1H/. Acesso em: 11 fev. 2023.
BLOOM, Clapt. Unpopstar - Clapt Bloom (lyric video vertical). Fortaleza, 2021c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j2-ASpLlqaU. Acesso em: 18 nov. 2021.
BLOOM, Clapt. Vale das Bonecas (lyric vídeo vertical). Fortaleza: 2021b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KmdkD469zVQ. Acesso em: 11 fev. 2023.
CASEMIRO, Lucas. Cantor Lua, do Laboratório de Música 2019, lança primeiro álbum solo. Fortaleza: 2020. Disponível em: https://portoiracemadasartes.org.br/cantor-lua-do-laboratorio-de-musica-2019-lanca-primeiro-album-solo/. Acesso em: 20 jul. 2023.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? Tradução: Cecília Ciscato. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Povo em lágrimas, povo em armas. Tradução: Hortencia Lencastre. 1. ed. São Paulo: N-1 edições, 2021.
DOLL, Jonatta. Jonnata Doll indica lugares relembrando sua Fortaleza underground. Fortaleza: 2017. Disponível em https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2017/07/jonnata-doll-indica-lugares-relembrando-sua-fortaleza-underground.html. Acesso em 16 jan. 2025.
FERNANDES, Cíntia Sanmartin; HERSCHMANN, Micael. Usos da cartografia nos estudos de comunicação e música. Fronteiras - Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 17, n. 3, p. 290-301, 15 set. 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/
fronteiras/article/view/fem.2015.173.03. Acesso em: 22 mai. 2023.
FERNANDES, Cíntia Sanmartin; SOUZA, Jô. A Galeria do Rock: um pequeno “alto lugar”. Dobra[S]: revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S.L.], v. 3, n. 6, p. 86-95, 9 fev. 2009.
GADELHA, Kaciano Barbosa. “Um barulho na cidade”: culturas juvenis e espaço urbano. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
GARCÍA, Lola. Berlim Tropical anuncia retorno com festa e novo single. Fortaleza: 2023. Disponível em: https://mais.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2023/05/02/berlim-tropical-anuncia-retorno-com-festa-e-novo-single.html. Acesso em: 22 mai. 2023.
GARCÍA, Lola. Conexões Periféricas | T3 - Ep. VII: Cidade de Afetos, Sonhos e Resistência. Entrevista concedida a Neziã Franklin. JuvTV: canal online no Youtube, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://youtube.com/watch?v=KUa5KWvwJVc. Acesso em: 20 jul. 2023.
HIJAS DE PUTA. Tarde Quente - Hijas de Puta. Fortaleza, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FX73Z8EtF-g. Acesso em: 20 jul. 2023.
JANOTTI JUNIOR, Jeder; SÁ, Simone Pereira de. Apresentação. In: JANOTTI JUNIOR, Jeder; SÁ, Simone Pereira de. Cenas Musicais. Guararema: Anadarco, 2013. p. 5-6.
JANOTTI JUNIOR, Jeder. Reconfigurações do pop e o lugar da escuta conexa em ecossistema de mídias de conectividade. In: SÁ, Simone Pereira de; AMARAL, Adriana; JANOTTI JUNIOR, Jeder (org.). Territórios afetivos da imagem e do som. Belo Horizonte: Fafich/Selo Ppgcom/Ufmg, 2020. p. 23-40.
JANOTTI JUNIOR, Jeder; SÁ, Simone Pereira de. Revisitando a noção de gênero musical em tempos de cultura musical digital. Galáxia, São Paulo, n. 41, p. 128-139, ago. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542019239963.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012. 400 p.
MONTEZUMA, Lara. Berlim Tropical anuncia retorno com festa e novo single. Fortaleza: 2023. Disponível em: https://mais.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2023/05/
/berlim-tropical-anuncia-retorno-com-festa-e-novo-single.html. Acesso em: 22 mai. 2023.
NEW MODEL. Electrolambada – New Model. Fortaleza, 2017b. Disponível em: https://www.letras.mus.br/new-model/electrolambada/. Acesso em: 20 jul. 2023.
NEW MODEL. Praiana – New Model. Fortaleza, 2017c. Disponível em: https://www.letras.mus.br/new-model/praiana/. Acesso em: 20 jul. 2023.
NEW MODEL. Sad Fashion – New Model. Fortaleza, 2017a. Disponível em: https://www.letras.mus.br/new-model/sad-fashion/. Acesso em: 20 jul. 2023.
NEW MODEL. Transangel – New Model. Fortaleza, 2017d. Disponível em: https://www.letras.mus.br/new-model/transangel/. Acesso em: 20 jul. 2023.
MONTEIRO, Gabriel. A gente se sentia deslocado no cenário musical: por uma cartografia musical do coletivo fortalezense Berlim Tropical. In: CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO, SOM E MÚSICA – COMÚSICA, 7., 2023, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do VII COMÚSICA. Rio de Janeiro: COMÚSICA, 2023, p. 1-5.
RINCÓN, Omar. Lo pop-pular está de moda: sobre culturas bastardas y quilombos pop-líticos. In: Voces Abiertas: comunicación, política y ciudadanía en América Latina. MARTIN BARBERO, Jesus. et. al.. Buenos Aires: CLACSO, 2015. p. 179-213.
ROCHA, Hortência Sousa. Pardo: uma identidade construída no limbo?: processos de subjetivação dos pardos no contexto brasileiro. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2023.
ROSABEATS. Berlim Tropical anuncia retorno com festa e novo single. Fortaleza: 2023a. Disponível em: https://mais.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2023/05/02/berlim-tropical-anuncia-retorno-com-festa-e-novo-single.html. Acesso em: 22 mai. 2023.
ROSABEATS. Festival Férias na PI | Berlim Tropical. Entrevista concedida a Di Ferreira. JuvTV: canal online no Youtube, Fortaleza, 2023b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BWyabzhDBms. Acesso em: 20 jul. 2023.
SALVIANO, Romã. Porto Iracema das Artes realiza lançamento do EP “Amasso Digital”, de Rosabeats. Fortaleza: 2023. Disponível em: https://portoiracemadasartes.org.br/porto-iracema-das-artes-realiza-lancamento-do-ep-amasso-digital-de-rosabeats/. Acesso em: 20 jul. 2023.
SANTOS, Lillian. Show de Ludmilla: Férias na PI reúne multidão com sons diversos. Fortaleza: 2023. Disponível em: https://www.opovo.com.br/vidaearte/2023/01/15/show-de-ludmilla-ferias-na-pi-reune-multidao-com-sons-diversos.html. Acesso em: 19 jul. 2023.
SONTAG, Susan. Contra a interpretação e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
SOVIK, Liv. Aqui ninguém é branco. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.
STRAW, Will. Cenas Culturais e as Consequências Imprevistas das Políticas Públicas. In: JANOTTI JUNIOR, Jeder; SÁ, Simone Pereira de. Cenas Musicais. Guararema: Anadarco, 2013. p. 9-23.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
 
						 
							

