DOSSIÊ: BEM VIVER E FORMAÇÃO HUMANA
DIÁLOGOS, PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS
Resumo
Os estudos referenciados no conceito de “Bem Viver” expõem críticas à teoria clássica do modelo de desenvolvimento ocidental e a outras formas de desenvolvimento que, associadas a alguns adjetivos, aparentemente indicam o respeito à Natureza. No entanto, não transpõem o modelo econômico capitalista ou de outras formas de exploração do meio ambiente e, especialmente, não rompem com a concepção de que a condição humana e a Natureza não devem estar separadas. O conceito de Bem Viver se respalda especialmente nas tradições indígenas da Abya Yala (Yampara,1995; Acosta, 2019), na proposição de bem estar da saúde e nas propostas de descolonização do saber (Quijano, 2013; Santos; Meneses, 2010; Lander, 2012).
No entanto, no Brasil há uma certa carência de bibliografia atualizada sobre o tema nos processos formativos e de produção de conhecimento nas universidades, tanto nos cursos de graduação como de pós-graduação. Fato que tem mudado, nas últimas duas décadas, em razão do ingresso de estudantes indígenas e afro-brasileiros, a partir das ações afirmativas e cotas, que interrogam o espaço acadêmico com novas propostas e novas leituras epistemológicas, não hegemônicas e inclusivas. Deste modo, a proposição de um dossiê sobre Bem Viver e formação humana foi pensada tendo como objetivo conhecer diálogos, pesquisas e experiências que, em alguma medida, têm se realizado a partir da crítica ao desenvolvimentismo, ao consumismo, à colonialidade, às formas de vida que têm estado em conflito com a própria condição humana pensada com/como natureza. Tal se revela de algum modo no conjunto de textos que compõem este dossiê.
Downloads
Referências
ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução: Tadeu Breda. Bela Vista: Autonomia Literária; São Paulo: Elefante, 2016. BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o Giro Decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít., v.11, ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/DxkN3kQ3XdYYPbwwXH55jhv/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 03 ago. 2023.
CUNHA, Eduardo Vivian da; SOUSA, Washington José de. O bem viver no Brasil: uma análise da produção acadêmica nacional. Rev. Katál., Florianópolis, v.26, n. 2, p. 321-332, maio/ago. 2023. DORNELES, D. R. Palavras Germinantes: Entrevista com Nego Bispo. Identidade, 26 (1 e 2), 14–26, 2021. Disponível em: https://www.academia.edu/65553736/Palavras_ Germinantes_Entrevista_com_Nego_Bispo. Acesso em 10.out.2023.
KRENAK, Ailton. A origem do bem viver. In: KRENAK, Ailton; MAIA, Bruno (Org.). Caminhos para a Cultura do Bem Viver. Sl: Cultura do Bem Viver, 2020. Disponível em: https://cdn.biodiversidadla.org/content/download/172583/1270064/file/Caminhos%20para%20a%20cultura%20do%20Bem%20Viver.pdf . Acesso 25 jul. 2022.
LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2012. Disponível em: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624092356/4_Lander.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023.
MAMANI, Fernando Huanacuni. Buen Vivir/Vivir Bien: Filosofía, políticas, estratégias y experiencias regionales andinas. Lima: CAOI, 2010. PRADA, Raúl A. Transición al Buen Vivir. Quintanilla Coro, V. H. 2010. La descolonización de la “subalternidad” indígena, como efecto de las “relaciones Sociales”. Agencia Latinoamericana de Informacácion (ALAI), Quito, 2010. Disponível em: http://alainet.org/active/41714&lang=es. Acesso em 30 abr 2023.
QUIJANO, Anibal. “Bem Viver”: entre o “desenvolvimento” e a “des/colonialidade” do poder. Revista da Faculdade de Direito. Universidade Federal de Goiás, v. 37, n. 1, p. 46 - 57, jan./jun. 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez. 2010.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2745. Acesso em: 19 out. 2020.
SIQUEIRA JÚNIOR, Gabriel Castro de. Noções de Bem Viver latino-americanas na perspectiva da Psicologia: uma revisão de escopo. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. doi:10.11606/D.47.2020.tde-21012021-004617. Acesso em 02 maio 2023.
SOLÓN, Pablo. Vivir Bien. Fundacion Solon. La Paz: 1Era Edicion, 2017.
YAMPARA, Simón Huarachi. 1995. Pachakutt. I-Kandiri en el paytiti [reencuentro entre la búsqueda y retorno a la Armonia originaria. La Paz: ediciones qamañpacha-cada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.