EDUCAÇÃO PARA O SUS
(RE)PENSANDO A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SAÚDE
Palavras-chave:
equidade, sus, enfermagem, educaçãoResumo
A criação do SUS contribui com a discussão do perfil do(a) profissional de Enfermagem e a capacidade de inseri-lo(a) no contexto da saúde pública, que tenha a sua ação fundamentada sobretudo nos princípios da integralidade e equidade. Este estudo, do tipo exploratório, descritivo, qualitativo e realizado a partir de pesquisa de campo, objetiva descrever sobre o processo ensino-aprendizagem da graduação em Enfermagem com vistas à atuação com promoção da equidade no âmbito do SUS. Aluno(a), professor(a) e universidade, em conjunto, devem avançar no debate e caminhar sentido a transformações sociais que resultem na prática da promoção da equidade necessária à concretização do direito à saúde.
Downloads
Referências
AROUCA, Antônio Sérgio da Silva. O dilema preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva. São Paulo: Editora Unesp; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.
BARROS, Fernando Passos Cupertino; SOUSA, Maria Fátima. Equidade: seus conceitos, significações e implicações para o SUS. Revista Saúde Sociedade, v. 25, n. 1, 2016.
BUSS, Paulo Marchiori. Uma Introdução ao conceito de Promoção da Saúde. In: CZERESNIA, Dina; FREITAS; Carlos Machado. Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.
CARDOSO, Michelle Rodrigues; FERRO, Luís Felipe. Saúde e População LGBT: Demandas e Especificidades em questão. Revista Psicologia Ciência e Profissão, v. 32, n. 3, 2012.
COSTA, Leticia Antonio; ZOLIN, Kassandhra Pereira. O olhar da atenção básica diante da realidade de saúde americana: vivência de duas acadêmicas de Enfermagem nos Estados Unidos. Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste, 2016.
FERNANDES, Josicelia Dumêt et al. Aderência de cursos de graduação em Enfermagem às Diretrizes curriculares nacionais na perspectiva do Sistema Único de Saúde. Revista Escola Anna Nery, v. 17, n. 1, 2013.
ITO, Elaine Emi et al. O ensino de Enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopias x realidade. Revista Escola de Enfermagem USP, v. 40, n. 4, 2006.
MÂNICA, Fabiana et al. Sistema Único de Saúde na formação do profissional Enfermeiro – Aprofundamento Teórico. Revista de Enfermagem, v. 4-5, n. 4-5, 2009.
NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro et al. Direitos Humanos – A antinomia igualdade x equidade. Revista Escuela de Trabajo Social, 2016.
PADILHA, Beatriz. Cidadania e diversidade em saúde: necessidades e estratégias de promoção de equidade nos cuidados. Revista Saúde e Tecnologia, 2013.
PAIM, Jairnilson Silva. Equidade e reforma em sistemas de serviços de saúde: o caso do SUS. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 15, n. 2, 2006.
PAIM, Jairnilson Silva. SUS: tudo o que você precisa saber. Local: Editora Atheneu, 2019.
RIZZOTTO, Maria Lucia; BORTOLOTO, Claudimara. O conceito de equidade no desenho de políticas sociais. Revista Interface, v. 15, n. 38, 2011.
RODRIGUES, Andreza Trevenzoli et al. Programas de promoção da saúde em Belo Horizonte, MG, Brasil. Revista Interface, v. 19, n. 54, 2015.
SANTOS, Genivaldo de Souza; TORTATO, Alana. Do tecnicismo ao humanismo pedagógico: uma leitura sobre o “lugar” das humanidades no ensino médio. Revista Científica eletrônica de pedagogia, n. 19. 2012.
SEN, Amartya. Por qué la equidade en salud? Revista Panamericana de Salud Publica, v. 11, n. 5, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.