VISÕES E VIVÊNCIAS DO BEM-VIVER PARA ESTUDANTES INDÍGENAS DOS POVOS ATIKUM, BANIWA, DESSANO, PANKARARU E WASSU-COCAL
Palavras-chave:
Bem-Viver; Estudantes indígenas; Povos indígenas.Resumo
Este artigo, em formato de relato de experiência, apresenta as visões e as vivências de estudantes indígenas da Universidade Federal de São Carlos sobre o Bem-Viver de seus povos, utilizando a metodologia de pesquisa narrativa para trazer as memórias de suas comunidades. Para uma melhor compreensão desse conceito, fazemos uma breve explanação e fundamentação teórica através de autores e autoras, em sua maioria indígenas. Também são feitas reflexões sobre as vozes indígenas que se manifestam neste texto, pensando o Bem-Viver em suas práticas e possibilidades, diante dos desafios urgentes e decisivos para o futuro da humanidade e da vida no planeta, para o que os conhecimentos milenares dos povos originários de vida em equilíbrio e harmonia entre todos os seres podem ser a chave para a mudança.
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