UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA: O DESAFIO DE UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NA PERSPECTIVA DA COOPERAÇÃO SUL-SUL
Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), uma universidade pública federal brasileira, cujo propósito é realizar a cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em especial, os africanos. Criada pela Lei Federal nº 12.289/2010, as suas atividades letivas tiveram início em 25 de maio de 2011, Dia da África. No momento atual, ano de 2017, a instituição conta com seis anos de existência, e encontra-se em um desafiador processo de implementação tais como: construção de infraestrutura física, atividades de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e internacionalização.Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010. Dispõe sobre a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 138, 21 jul. 2010. Seção I, p. 4.
BARRETO, André. V. Cultura da cooperação: subsídios para uma economia solidária. In: SOUZA, A. R. et al. (Org.). Uma outra economia é possível. São Paulo: Contexto, 2003. p. 287– 314.
DIÓGENES, Camila Gomes e AGUIAR, José Reginaldo(Org.). UNILAB: caminhos e desafios acadêmicos da cooperação Sul-Sul. Redenção, UNILAB, 2013.
GOMES, Nilma Lino; BORGES, Edson e RUBIO, Cássio Florêncio. A UNILAB, a RIPES e a cooperação acadêmica internacional na comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP). In: AULP. (Org.). XXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa. 1aed.Macau, RAEM, China: AULP, 2014, v. , p. 329-343.
GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, Sept. 2012 . Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302012000300005&lng=en&nrm=iso>. access on 03 de março de 2017.
_____; VIEIRA, Sofia Lerche . Construindo uma ponte Brasil-África: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Revista Lusófona de Educação, v. 1, p. 75-88, 2013.
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB. Proposta do Projeto Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES) para a Cooperação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 2012.
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA – UNILAB. Diretrizes Gerais. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.