PERSPECTIVAS DE AFRICANISTAS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NO BRASIL APÓS A LEI 10.639/03

Autores

  • Jorgeval Andrade Borges Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Resumo

O presente artigo faz um balanço a respeito das análises feitas por especialistas sobre o impacto da lei 10.639/03 na educação básica. Neste sentido, analisa tanto trabalhos elaborados nos primeiros anos subsequentes à sanção da referida lei, como também artigos e teses efetivadas após uma década da obrigatoriedade dos estudos africanos nas escolas brasileiras. Inicialmente faz um panorama de como os primeiros autores especialistas refletiram sobre a importância da referida lei e os desafios que ela traz para os docentes dos ensinos fundamental e médio. Na sequência realiza um quadro dos atuais estudos e pesquisas que buscaram observar os resultados que a obrigatoriedade dos estudos africanos nas escolas proporcionou, tanto no que diz respeito à problemática curricular, como também outros aspectos, tais como formação docente e metodologias adequadas para as novas temáticas.

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Biografia do Autor

Jorgeval Andrade Borges, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, Salvador, Bahia, Brasil), Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Publicado

2018-05-29