O ENDIVIDAMENTO SOB A ÓTICA DO MERCADO DE CRÉDITO

Autores

Palavras-chave:

cartão de crédito, endividamento, consumo, cidadania financeira

Resumo

A pesquisa que serve de base para este artigo analisa o endividamento sob o ponto de vista, não dos endividados, mas de um grupo de profissionais do mercado de cartões de crédito que controla os dispositivos de acesso à cidadania financeira como a concessão de crédito, o incentivo ao consumo e a cobrança aos devedores. Esses profissionais apresentam seus julgamentos morais sobre porque as pessoas se endividam e o que consideram dívidas “boas e más”, oferecem suas justificativas a respeito da dinâmica do mercado e sobre as altas taxas de juros do mercado. Por fim, observamos a unânime responsabilização do indivíduo, em última instância, como responsável por sua condição de endividado.

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Biografia do Autor

Roberto Hauy, FFLCH - USP

Mestrando em Sociologia pela FFLCH-USP.

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Publicado

2023-05-31