O ENDIVIDAMENTO SOB A ÓTICA DO MERCADO DE CRÉDITO
Palavras-chave:
cartão de crédito, endividamento, consumo, cidadania financeiraResumo
A pesquisa que serve de base para este artigo analisa o endividamento sob o ponto de vista, não dos endividados, mas de um grupo de profissionais do mercado de cartões de crédito que controla os dispositivos de acesso à cidadania financeira como a concessão de crédito, o incentivo ao consumo e a cobrança aos devedores. Esses profissionais apresentam seus julgamentos morais sobre porque as pessoas se endividam e o que consideram dívidas “boas e más”, oferecem suas justificativas a respeito da dinâmica do mercado e sobre as altas taxas de juros do mercado. Por fim, observamos a unânime responsabilização do indivíduo, em última instância, como responsável por sua condição de endividado.
Downloads
Referências
BOLTANSKI, Luc e CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes. (1999) 2009.
BOLTANSKI, Luc e THÉVENOT, Laurent. A justificação: sobre as economias da grandeza. Tradução de Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2020.
DEVILLE, Joe. Lived Economies of Default: Consumer Credit, Debit Collection and the Capture of Affect. Routledge, 2015.
GUÉRIN, Isabelle; MORVANT-ROUX, Solène; VILLARREAL, Magdalena. Microfinance, Debt and Over-Indebtedness. Juggling with Money. Abingdon: Routledge, 2014.
GUSEVA, Alya; RONA-TAS, Akos. Plastic money: Constructing markets for credit cards in eight postcommunist countries. Stanford University Press, 2014.
GRAEBER, David. Debt: the first 5,000 years. New York: Melvillehouse, 2011.
LAZZARATO, Maurício. O Governo do Homem Endividado. São Paulo: N1, 2017.
LICHOTTI, Camille e BUONO, Renata. Um país de endividados. Piauí. São Paulo. 2022. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/um-pais-de-endividados. Acesso em: 03/04/2022.
MARSHALL, Thomas e BOTTOMORE, Tom. Citizenship and Social Class. London: Pluto, 1992.
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
PERRIN-HEREDIA, Ana. The Social Logics of Indebtedness: The Management of Household Accounts in Working-Class Environments. Sociétés Contemporaines, v.76, n. 4, p. 95–119, 2009.
VAN DER ZWAN, Natascha. State of the Art: making sense of financialization. Socio-Economic Review, v.12, p.99–129, 2014.
WHERRY, Frederick F.; SEEFELDT, Kristin S.; ALVAREZ, Anthony S. Credit where It's due: Rethinking financial citizenship. Russell Sage Foundation, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.