LOBISTAS E PARLAMENTARES: AS RELAÇÕES CONGRESSUAIS E A PROIBIÇÃO DO FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

lobby, grupos de interesse, financiamento de campanhas, relações congressuais, comportamento parlamentar

Resumo

Os estudos sobre lobby ganham cada vez mais força no cenário internacional, sob a premissa de colocar em jogo o princípio democrático da igualdade entre os cidadãos, em relação à sua participação na política. No Brasil, após vinte anos de vigência sob a influência das doações empresariais, a participação de Pessoas Jurídicas enquanto financiadoras de campanha foi contestada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que culminou na vedação dos big donors no processo eleitoral. Com essa mudança nas regras do jogo, é interessante analisar o comportamento do parlamentar depois da proibição. O objetivo deste artigo é compreender, através de entrevistas semiestruturadas, as diferentes estratégias de ação dos grupos de lobbying na consecução de seus objetivos junto aos deputados federais e possíveis disparidades entre elas, em um cenário em que o capital financeiro perde força para elementos de caráter mais simbólico, que passam a pautar as relações entre lobistas e deputados federais.

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Biografia do Autor

Marcela Machado, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora de pós-doutorado (INCT/CNPq). Pesquisadora colaboradora plena no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL/UnB). Docente da Especialização em Assessoria Política, Governo e Políticas Públicas (IPOL/UnB).

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Publicado

2022-11-29