ECONOMIA DA CULTURA: CONCEITOS, MODELOS ANALÍTICOS E REFLEXÕES SOBRE O BRASIL
Palavras-chave:
Economia da Cultura, Política Cultural, Cadeias Produtivas da Cultura, Brasil.Resumo
O artigo aborda os aspectos relacionados à economia da cultura a partir de uma revisão bibliográfica, propondo modelos analíticos que auxiliem na compreensão das cadeias produtivas e especificidades do setor cultural. Para tanto, são revisitados autores clássicos da economia e da sociologia, demonstrando a maneira periférica com que as produções artísticas e culturais eram tratadas em suas obras, apontando também a centralidade histórica que os Estados têm ocupado nas dinâmicas artísticas e que foi consolidada a partir do paradigma de Estado de bem-estar social no século XX. Assim, apresentando as preocupações econômicas em relação às dinâmicas artísticas e culturais como crescentes, propõe-se uma definição para a economia da cultura, bem como modelos que permitem categorizar os processos econômicos envolvidos no ciclo cultural composto pelas atividades de criação, produção, disseminação, exibição/recepção/transmissão, e fruição/consumo/participação. Por fim, apresenta o esforço ibero-americano na constituição das Contas Satélites da Cultura, que tenham condição de aferir o protagonismo da cultura nas economias nacionais, dando ênfase ao caso brasileiro e às dificuldades políticas e administrativas que o setor cultural tem enfrentado no país.
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