RESENHA: A NOVA PROPOSTA DA UNESCO PARA EDUCAÇÃO
Resumo
UNESCO. Reimagining our futures together: a new social contract for education. Report from the International Commission on the Futures of Education. Paris, 2021.
Em novembro de 2021, foi apresentado na 41ª Conferência Geral da Unesco o relatório Reimagining our futures together: a new social contract for education, produzido pela Comissão Internacional Independente sobre Futuro da Educação, presidida pela atual Presidente da República Democrática da Etiópia, Sahle-Work Zewde. A pesquisa e redação deste documento foi dirigida pelo educador português Antonio Novoa, além de contar com a participação de outros importantes nomes que compuseram a comissão, entre eles o pesquisador e político brasileiro Cristovam Buarque. Estruturado em três partes, o documento apresenta a justificativa para um novo contrato social, o que deve contemplar esse novo contrato e, finalmente, a responsabilidade das partes nele. Ao longo da leitura, nos familiarizamos com expressões que devem figurar nas discussões futuras sobre educação, como “educação para toda vida”, “ecossistemas educacionais”, “pedagogia solidária”. Além do conteúdo principal, como é de praxe na linguagem das organizações internacionais, o documento traz sínteses de seu próprio conteúdo no sumário executivo e no epílogo, em um exercício de fixação das principais ideias e ações sobre as quais são necessários a conscientização e maior foco.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.