POLÍTICAS AFIRMATIVAS: ACESSO E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Autores

  • Joemille Silva dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Clarita Silveira Reis Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • JilcleideNascimento dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Soraia Barreto Aguiar Fonteles Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Norma Suely Evangelista-Barreto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0001-5960-0957
  • Jerônimo Ávito Gonçalves de Brito Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0003-4335-2463

Palavras-chave:

ensino superior, cotas, assistência estudantil, inclusão

Resumo

As ações afirmativas são políticas que promovem a redução da desigualdade material ou substancial, acumuladas historicamente sobre as minorias sociais. Para além do sistema de cotas, a permanência de estudantes na universidade, por meio de assistência estudantil, se faz necessária não somente para garantir o acesso, mas para instituir condições financeiras, didático-pedagógicas e de convivência. O objetivo deste artigo é fornecer informações sobre os efeitos das políticas afirmativas sobre o acesso e a permanência estudantil nas universidades públicas. Um formulário eletrônico do Google Forms com um questionário foi disponibilizado pelas redes sociais, e permaneceu disponível para preenchimento durante o mês de julho de 2021. Um total de 102 pessoas aceitou participar do presente estudo, após concordar com o TCLE. Os resultados desta pesquisa demonstram a relevância do sistema de cotas e da assistência estudantil para a inclusão de grupos excluídos ou vulnerabilizados e para permanência nas instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Joemille Silva dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, campus Cruz das Almas.

Clarita Silveira Reis, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, campus Cruz das Almas.

JilcleideNascimento dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, campus Cruz das Almas.

Soraia Barreto Aguiar Fonteles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora associada no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, campus Cruz das Almas.

Norma Suely Evangelista-Barreto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora associada no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, campus Cruz das Almas.

Jerônimo Ávito Gonçalves de Brito, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professor adjunto no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, campus Cruz das Almas.

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Publicado

2022-05-30