POLÍTICAS AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO: ACESSO, PERMANÊNCIA E A VALORIZAÇÃO DOS SABERES

Autores

  • Islane dos Santos Sales Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Palavras-chave:

ação afirmativa, educação, ecologia dos saberes

Resumo

Esse trabalho se propôs a refletir a tentativa de inclusão de determinados grupos sociais no ensino superior através da política de ação afirmativa, com enfoque na Lei de Cotas (n.º 12.711/2012), e seu efeito na configuração da universidade pública no Brasil. Bem como a concepção de que enquanto política afirmativa e, portanto, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, a lei precisa abranger o debate sobre a criação de um PPP específico nas instituições de ensino superior, pensado a partir de referenciais epistemológicos que possibilitem construções científicas que valorizem a alteridade dos novos sujeitos que passaram a se inserir nas universidades.

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Biografia do Autor

Islane dos Santos Sales, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Departamento de Educação do Campus XV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2019). Mestranda em Educação do Campo pelo PPGEDUCAMPO, CFP/UFRB. Integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

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Publicado

2022-05-30