RESENHA: O PESO DO CORPO: UMA PROBLEMÁTICA HISTÓRICA BRASILEIRA
Resumo
Resenha: SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Gordos, magros e obesos: uma história do peso no Brasil. São Paulo: Estação Liberdade, 2016.
No mundo de hoje há diversas questões voltadas à gordofobia, doenças relacionadas à autoimagem e um exagerado culto ao corpo e suas formas. Portanto, o livro ora resenhado, intitulado “Gordos, magros e obesos: uma história do peso no Brasil”, publicado em 2016, em São Paulo, pela editora Estação Liberdade, faz-se atual, necessário e essencial. Nele, a autora Denise Bernuzzi de Sant’Anna – que é professora de História da PUC-SP e possui vários livros e inúmeros artigos que discutem sobre as relações entre o corpo e a subjetividade contemporânea – evidencia, a partir de uma perspectiva histórica, aspectos importantes sobre o corpo na sociedade brasileira. Esta obra de escrita envolvente e leitura fluida está organizada em quatro capítulos, ao longo de 178 páginas.
Downloads
Referências
SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Gordos, magros e obesos: uma história do peso no Brasil. São Paulo: Estação Liberdade, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.