CALINS: MENINAS E MULHERES CIGANAS

Autores

  • Edilma do Nascimento Jacinto Monteiro UFSC

Resumo

As fotografias apresentadas neste ensaio visual são parte do acervo da pesquisa etnográfica envolvida com pessoas ciganas Calon na Paraíba e no Oeste do Paraná. Como objetivo central deste ensaio, trago à cena uma proposta de olhar a vida das mulheres ciganas em seu cotidiano entre os anos de 2015 a 2019. Geralmente quando se pensa na figura da mulher cigana, logo nosso imaginário nos remete aos estereótipos de mulheres com longas saias, cabelos longos, dançarina ou com sabedoria da leitura de cartas e da leitura de mãos. Compreendo que este imaginário faz parte de alguns contextos, mas que é preciso cuidado frente às generalizações

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MONTEIRO, Edilma. As Crianças Calón: Uma Etnografia Sobre a Concepção de Infância Entre os Ciganos no Vale do Mamanguape-PB. Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa-PB, 2015.

MONTEIRO, Edilma. Tempo, Redes E Relações: Uma Etnografia Sobre Infância E Educação Entre Os Calon. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social UFSC. Florianópolis, 2019.

SOUZA, Virgínia Katia de Araújo. Entre Laços e Teias: famílias ciganas no Seridó Potiguar. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Centro de Ciências Humanas. UFRN. Natal (RN), 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-29