SABER CANTAR, COMUNHÃO DE SENTIMENTOS E COMUNIDADE DE AFETOS: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE MÚSICA ENTRE CIGANOS DA COSTA NORTE DA PARAÍBA
Resumo
Neste capítulo proponho uma discussão acerca da potência da música não só enquanto formadora de uma identidade masculina Calon, como também enquanto formadora de um sentimento de “comunidade”. O Saber Cantar é um importante elemento na construção desta masculinidade, e por isso se torna um dos saberes mais valorizados pelos próprios Calon na Rua dos Ciganos, trazendo prestígio e honra para aqueles que o têm. Embora nos momentos de cantoria durante as festas a música acabe, algumas vezes, por inflamar certas rivalidades e criar tensões e conflitos indesejáveis, o que coloca a conformidade da festa em risco, em outros ela cria alianças fortes e reanima sentimentos de unidade e “comunidade”. Em todos esses momentos a performance tem grande relevância para fazer com que um cantor seja elogiado e reconhecido como um “bom cantor”, como também para fazer com que as pessoas se sintam integrantes de um mesmo grupo Calon.Downloads
Referências
BASSO, Ellen. 1981. A Musical View of the Universe: Kalapalo Myth and Ritual as Religious Performance. Journal of American Folklore, v. 94, n. 373, p. 273-291.
BARALDI, Filippo B. Como estudar a emoção musical? Propostas metodológicas a partir de pesquisa junto aos ciganos da Transilvânia (Romênia). Sociol. Antropol, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 699-734, dez. 2016.
GEERTZ, Clifford. Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura. In: GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p 3-21.
LANGDON, Esther J.; WIIK, Flávio B. Festa de Inauguração do Centro de Turismo e Lazer: uma Análise da Performance Identitária dos Laklãnõ (Xokleng) de Santa Catarina. Revista Ilha, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171-199, 2010.
LAVE, Jean. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 37-47, jul./dez. 2015.
LOURENÇO, Sônia R. Identidade, gênero e música nos cantos funerários Javaé. Antares Letras e Humanidades, Caxias do Sul, v. 5, n. 10, p. 38-58, 2013.
MAYALL, Berry. Conversando com crianças: trabalhando com problemas geracionais. In: CHRISTENSEN, Pia; JAMES, Allison. Investigação com crianças: perspectivas e práticas. Porto: Escola Superior e Educação de Paula Frassineti, 2005. p. 123-141.
MONTEIRO, Renan J. De menino a homem: a construção do “Ser homem” entre os calon da Costa Norte paraibana. Campina Grande, 2017. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.