O FENÔMENO DO FEMINISMO POP DO INÍCIO DO SÉCULO XXI: UM MOVIMENTO DE CONSUMO OU ESTRATÉGIA DE COMBATE E RUPTURA?

Autores

  • Fernanda Pattaro Amaral Corporación Universitaria Americana (Barranquilla – Colômbia)

Resumo

Este texto, resultado de pesquisas e reflexões sobre a prática do feminismo no início do século XXI quando de sua popularização entre a população mais jovem da sociedade, visa entender esse fenômeno contemporâneo entre duas perspectivas: a de produto de moda a satisfazer o mercado e a de estratégia de combate em prol de sua perpetuação entre as gerações.  A primeira perspectiva privilegia um olhar que questiona um tipo de filosofia feminista de massas e para as massas, de fácil deglutição e que foge, de certa forma, de problemas mais profundos. A segunda perspectiva traz um olhar que assume ser essa “moda” feminista uma estratégia para seu maior alcance entre as massas com a consequente difusão de sua filosofia. Porém, quando isso ocorre, perde-se densidade em razão da fluidez com que as informações superficiais são disseminadas em curto espaço e tempo. Essas duas perspectivas serão estudadas com a finalidade de se entender os meandros do discurso feminista de massas do início do século XXI. Como conclusão tem-se que essas duas perspectivas são – ao mesmo tempo – viáveis para explicar o fenômeno do feminismo como modismo (feminismo pop), e para nortear o futuro dessas discussões.

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Biografia do Autor

Fernanda Pattaro Amaral, Corporación Universitaria Americana (Barranquilla – Colômbia)

Cientista social e mestra em Sociologia (UNESP), mestra em Género, Identidad y Ciudadanía (UCA-Espanha) e doutoranda em Artes e Humanidades, linha de Filosofia, Democracia e Identidad (UCA-Espanha). Docente-pesquisadora da Corporación Universitaria Americana (Barranquilla – Colômbia).

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Publicado

2019-11-29